Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 pode receber tecnologia nativa de Super Resolução

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Fevereiro de 2024 às 10h27

Link copiado!

Pixabay/Kirillemelyanov06
Pixabay/Kirillemelyanov06
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft pode trazer a tecnologia de super resolução automática através de integração com IA para a versão 24H2 do Windows 11 de forma nativa. Assim, games suportados poderão rodar de maneira mais suave e com detalhes aprimorados na plataforma. Será possível ligar e desligar a funcionalidade a partir da tela de configurações do sistema operacional quando a pessoa achar necessário.

Super resolução pode chegar para a maioria dos PCs

A novidade foi divulgada por PhantomofEarth, usuário do X (antigo Twitter), que costuma apresentar detalhes de atualizações futuras da Microsoft. Segundo o leaker, a tecnologia de super resolução integrada com inteligência artificial deverá funcionar na maioria dos computadores com desempenho suficiente de AI NPU — unidade de processamento neural acelerada por IA.

Continua após a publicidade

Nas imagens divulgadas pela rede social de Elon Musk, é possível notar a opção na seção de “gráficos” do Windows 11. Há um botão de ativar e desativar a funcionalidade de super resolução automática, algo que exige a reinicialização do app quando alterado.

Além disso, a captura de tela mostra a frase “Tenha uma melhor experiência de jogo” no game Warcraft III lançado em 2002. O que destaca a utilidade da ferramenta em produções de épocas diferentes.

Vale apontar que ainda não há nenhum pronunciamento oficial da Microsoft nesse assunto, então trate tudo como rumor até segunda ordem.

Continua após a publicidade

Melhor desempenho gráfico por IA

A chegada da tecnologia também conhecida como Super Resolution ao Windows 11 não é de surpreender, pois ela já deu as caras em outras marcas nos últimos anos. A Nvidia trouxe o recurso em 2023 para placas da família RTX 3000 e RTX 4000, enquanto o ASUS ROG Ally ganhou uma atualização com a funcionalidade no fim do ano passado.

No geral, a ferramenta funciona como um upscaler, que aumenta a definição da imagem e melhora seu desempenho. Em jogos modernos, isso dá um visual mais limpo e com um mínimo de defeito. Já em games mais antigos, as melhorias são ainda mais visíveis, com efeitos de luzes aprimorados e uma performance ainda mais estável.