Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Widgets não causarão problemas de desempenho no Windows 11, garante Microsoft

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Junho de 2022 às 21h30

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

O suporte a widgets produzidos por terceiros não deve afetar o desempenho do Windows 11. A afirmação é da própria Microsoft, que garantiu total suporte à imensa biblioteca de utilitários disponível até o fim deste ano.

A documentação criada pelos desenvolvedores mostra que os widgets serão alimentados por Adaptive Cards, produzidos em JSON e com total permissão para troca aberta de dados. Esses cartões adaptativos devem transformar a linguagem de programação em uma interface nativa que se ajusta automaticamente às configurações do usuário/aplicativo.

Continua após a publicidade

A fabricante garante que o sistema foi projetado para se integrar ao Windows 11 de forma leve e nativa, como uma experiência complementar aos aplicativos Win32 e PWA. Os primeiros são construídos no modelo antigo, compatível com as versões anteriores do Windows, enquanto os PWAs são feitos sob medida para o sistema operacional moderno.

Widgets para todos

Um dos novos recursos do Windows 11, o painel de widgets é uma formulação do polêmico "Notícias e Interesses" do antecessor. Quando chegou, em 2021, essa novidade teve uma receptividade bastante negativa por deixar computadores mais lentos em troca de exibir notícias e dados meteorológicos.

No painel de widgets, contudo, a ideia é expandir o conceito para oferecer suporte a conteúdos interativos de aplicativos de terceiros além da Microsoft, como Gmail, Google Fotos e outros programas. A gigante do software parece estar disposta a repetir o sistema implantado com sucesso pelo Google no Android.

Continua após a publicidade

Os Adaptative Cards são uma tecnologia já conhecida, utilizada no Teams, Cortana, Outlook e outros softwares da Microsoft. Ainda não está exatamente claro qual será o papel deles na integração dos apps com os widgets, mas está possivelmente relacionado ao funcionamento do sistema para não deixar máquinas lentas.

Quando chegam os novos widgets?

A Microsoft não estabeleceu uma data fixa, mas espera ter tudo pronto até o final do ano. Os widgets deverão ser baixados diretamente da Microsoft Store e serão enviados pelos desenvolvedores da mesma forma que um aplicativo normal.

Vale lembrar que a gigante do software planeja implementar um painel de widgets em tela cheia. Hoje, os utilitários abrem apenas no lado esquerdo da tela, ocupando apenas um terço dela.

Continua após a publicidade

Com mais opções disponíveis, o recurso passaria a cobrir toda a área de trabalho e ocupar o espaço inteiro do monitor para exibir seus utilitários. Este pode não ser o formato ideal para um computador de mesa ou notebook, mas certamente ajudará bastante a navegação em tablets.

Outra mudança prevista é a união de widgets relacionados a contas pessoais e de trabalho simultaneamente. Assim, você não precisará trocar de login para ver seus utilitários favoritos, pois tudo será centralizado.