Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft vai remover atalho de teclado do Copilot no Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Junho de 2024 às 09h31

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft removeu o atalho de teclado para abrir o assistente do Copilot na última prévia do Windows 11. A build 22635.3785 do sistema operacional, disponível apenas para testadores do programa Insider, desabilitou o comando Windows + C, que abria a janela da IA. 

Por outro lado, também pode ser interpretada como uma jogada para convencer os clientes a comprarem os novos Copilot+ PCs, que contam com uma tecla específica no teclado para abrir o assistente e portanto dispensam o uso de um atalho. 

Tecla do Copilot

Continua após a publicidade

A tecla física do Copilot foi anunciada em janeiro deste ano e também faz parte dos novos Copilot+ PCs, linha de computadores otimizados para rodar várias tarefas de IA, como opolêmico Recall e as legendas em tempo real. Além das funções exclusivas, o hardware é reforçado com a chegada dos processadores Snapdragon X Plus e X Elite. 

Os computadores voltados para IA são uma grande aposta da Microsoft para o futuro — basta notar a abordagem da empresa com o Copilot e outras ferramentas criadas por inteligência artificial em eventos recentes, enquanto novidades do Windows em si ficam em segundo plano. Logo, faz sentido que a empresa queira trazer mais consumidores para a nova realidade, mesmo que a tecla dedicada não chame tanta atenção como outros recursos.

O fim do comando Windows + C afeta uma imensa parcela de consumidores que ainda podem usar o Copilot em computadores mais antigos. Vale lembrar que a justificativa de “ser um app fixado na barra de tarefas” não é um fator que poderia acabar com o atalho por si só: o Explorador de Arquivos também é fixado e pode ser acessado com o comando Windows + E. 

Inicialmente, a mudança afeta apenas a prévia do Windows 11, mas é provável que chegue a mais dispositivos a partir dos próximos meses.