Publicidade

Microsoft remove Bing com ChatGPT da Barra de Tarefas do Windows

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Março de 2023 às 12h56

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Bing

A Microsoft removeu o ícone do Bing da Barra de Tarefas do Windows 10 e Windows 11 nesta segunda-feira (6). A empresa havia colocado o atalho ali para incentivar o uso experimental na semana passada, integrado à tecnologia GPT-4 de respostas humanizadas, como já ocorre há algum tempo com o navegador Edge.

O ícone servia apenas como um redirecionador para o navegador, mas despertava a curiosidade do usuário. Após o desaparecimento, a empresa voltou a usar o espaço para divulgar datas sazonais, como o aniversário do pintor e escultor Michelangelo.

Continua após a publicidade

A Barra de Tarefas ainda continua integrada ao buscador da Microsoft, mas agora exibe temas aleatórios e guia a pessoa para resultados da pesquisa comum. O "novo Bing" continua acessível apenas para os cadastrados na lista de espera, se usarem o navegador Edge no celular ou no desktop.

Não há um posicionamento oficial da companhia sobre isso, então dá para presumir ter sido apenas um teste agora finalizado. Muita gente criticou a introdução apressada e nada otimizada do Bing com ChatGPT, porque ainda era preciso abrir uma nova janela para fazer as interações com o chatbot de IA.

Sumiço do Bing não é fim de IA

Apesar disso, a remoção pode ter sido uma medida temporária, afinal há planos de adicionar vários recursos de inteligência artificial no Windows. Os planos vão além das conversas para abranger a execução de tarefas otimizadas, como redigir e-mails, sugerir melhorias, formatar apresentações e otimizar configurações do sistema operacional.

Continua após a publicidade

O Windows 12, sucessor da atual versão, deve exigir configurações mais potentes dos computadores para rodar ferramentas de IA. É o que mostra uma parceria recente firmada entre Microsoft e Intel, cujos chips serão compatíveis com tais recursos.

Também na semana passada, os desenvolvedores liberaram a escolha do "humor" do Bing com ChatGPT. É possível definir o estilo de resposta entre três opções: criativo, balanceado e preciso. Por padrão, o Bing é configurado no modo balanceado, o que garante respostas concisas com alguns toques de criatividade.