Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapchat lança IA com mesma tecnologia do ChatGPT

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Fevereiro de 2023 às 14h33

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Tudo sobre Snapchat

A Snap lançou sua ferramenta de inteligência artificial de conversa humanizada integrada ao Snapchat. Chamada My AI, a novidade usa a tecnologia GPT, a mesma aplicada ao ChatGPT, para entregar uma experiência de chatbot realístico e utilitário na rede social.

O serviço de IA ficará posicionado na parte superior da guia Chat, como se fosse uma conversa normal. O foco parece estar voltado para entregar serviços úteis ao usuário: desde respostas a dúvidas básicas até a execução de tarefas, como já ocorre com a maioria dos chatbots atuais.

Continua após a publicidade

Para incentivar as conversas, a IA do Snapchat terá uma personalidade única encaixada em valores como "amizade, aprendizado e diversão". Além de amigável, foi treinada para cumprir as diretrizes de segurança e a política de conteúdo do aplicativo, portanto não espere desvirtuá-la do "caminho correto" facilmente — embora seja impossível cravar que isso não vá ocorrer em algum momento.

Segundo a Snap, a IA será uma espécie de companheiro de conversa. Como é equiparado a um bate-papo regular, o usuário poderá definir um nome desejado e escolher o papel de parede personalizado.

“My AI pode recomendar ideias de presentes de aniversário para sua melhor amiga, planejar uma caminhada para um fim de semana prolongado, sugerir uma receita para o jantar ou até mesmo escrever um haicai sobre queijo para seu amigo obcecado por cheddar”, escreveu a empresa em um post no blog.

Apenas para diversão

Continua após a publicidade

Todas as conversas com a My AI serão armazenadas e poderão ser revisadas pela equipe do Snapchat para melhorar o desenvolvimento da IA. A empresa pede que ninguém compartilhe informações pessoais, segredos, nem peça conselhos para a ferramenta.

Embora o serviço tenha sido criado para ser isento, podem ocorrer respostas tendenciosas, prejudiciais, enganosas ou incorretas. Nesta fase inicial, é interessante que os usuários deem o feedback sobre as respostas para guiar o modelo — é só tocar e segurar em qualquer mensagem para enviar a avaliação.

Quando chega o My AI?

O My AI está disponível como um recurso experimental para a rede social, portanto será acessível apenas para os associados do Snapchat+, o serviço de assinatura da plataforma. O plano custa US$ 3,99 por mês (cerca de R$ 20, em conversão direta), mas não está disponível no Brasil.

Continua após a publicidade

Os brasileiros só poderão experimentar a novidade se o Snapchat integrar a ferramenta oficialmente aos recursos do app. É provável que isso ocorra no futuro, quando a fase de testes abertos for concluída.

Com o lançamento, a Snap é mais uma companhia a entrar para a batalha das IAs generativas, com a OpenAI, a Microsoft e o Google apontados como cabeças do setor. Mas há vários outros concorrentes na luta para tentar desbancar o trio, como a Meta e sua tecnologia chamada LLaMA.

Recentemente, a Microsoft se viu em meio a uma polêmica após a tecnologia GPT-4, integrada ao Bing, surtar e começar a dizer coisas inapropriadas para usuários. A Gigante do Software disse que isso ocorre em conversas muito longas e passou a limitar as interações para evitar respostas erradas.

No caso do Snapchat, o propósito parece ser muito mais de entretenimento do que utilitário, como o aplicado a buscadores. Resta saber se a novidade será útil no cotidiano das pessoas ou se será mais uma daquelas adições dispensáveis.