Microsoft libera o Windows 11 para mais PCs compatíveis; saiba como atualizar
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •

A Microsoft liberou nesta semana mais uma leva de Windows 11 gratuito para usuários do Windows 10. Como esperado, computadores compatíveis com o sistema operacional receberão a opção de migrar de sistema operacional através do Windows Update.
- Windows 11 já está disponível para download; saiba como baixar
- Quer instalar apps do Android no Windows 11? Este programa grátis promete ajudar
- Microsoft estaria trabalhando em um Windows 11 SE
Como a MS divulgou anteriormente, a atualização é distribuída por modelos de aprendizado de máquina para alcançar todos os dispositivos qualificados. Não se sabe, porém, quais computadores compõem a leva atual de updates.
Como saber se o PC é compatível com Windows 11?
Para conferir se seu computador é compatível com o Windows 11 e já está na fila para ser atualizado, você deve baixar o app Verificação de Integridade do PC (também conhecido como “PC Health Check”). O programa analisa automaticamente os componentes e recursos presentes na máquina e indica o que o usuário deve fazer caso alguma coisa não esteja dentro dos requisitos mínimos.
Se algo estiver fora do lugar, vale conferir estes artigos do Canaltech para corrigir alguns dos principais problemas da compatibilidade:
- TPM 2.0 | Saiba o que é o componente necessário para instalar o Windows 11
- Não consegue ativar a Inicialização Segura no Windows? Saiba como resolver
Caso tudo esteja funcionando, basta abrir o Menu Iniciar e procurar por Windows Update para saber se o Windows 11 já está disponível para você.
Ainda dá para forçar a atualização para o Windows 11
Se você não quiser esperar, ainda existem as soluções alternativas para a instalação do Windows 11. A Microsoft disponibiliza oficialmente o método de instalação limpa com um pendrive ou o Assistente de Instalação, que faz processo semelhante ao do Windows Update e pode, inclusive, manter arquivos pessoais no computador.
Segundo a Microsoft, porém, a instalação “forçada” não é recomendada. A companhia sugere que os usuários aguardem até que o pacote chegue ao computador para finalmente conhecer o novo sistema — contudo, você pode baixar o Windows 11 oficialmente no site da Microsoft.
O Windows 11 ainda está em construção
Embora esteja disponível em versão estável, o Windows 11 segue o modelo do sistema anterior e passará por importantes transformações ao longo do tempo. Atualmente, inclusive, vários dos recursos prometidos durante o lançamento não estão disponíveis e ainda devem passar pelo período de avaliação com membros do programa Windows Insider.
O sistema está em bom estado para ser utilizado no dia a dia, e bugs mais graves são corrigidos com significativa agilidade pela Microsoft — como foi o caso do problema com os processadores AMD. Ainda existem pontas soltas, óbvio, mas é bem provável que a Microsoft as solucione em breve.
Se ainda está na dúvida quanto a migração, vale a leitura da análise do Windows 11 feita pelo Canaltech. Nela, os principais pontos positivos para migrar de sistema operacional foram apontados, mas foi destacado também que o SO ainda precisa percorrer um longo caminho até ser tão maduro quanto o Win 10.
Fonte: Microsoft