Publicidade

Quer instalar apps do Android no Windows 11? Este programa grátis promete ajudar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Outubro de 2021 às 11h49

Link copiado!

Simone Franco/Twitter
Simone Franco/Twitter

O suporte aos aplicativos do Android é, definitivamente, um dos trunfos do Windows 11 e fruto de muitas especulações. Por enquanto, tudo que se sabe é que apenas os aplicativos da Amazon Appstore serão disponibilizados para download na Microsoft Store, o que não impediu vários desenvolvedores de criarem gambiarras para instalar os apps de outros locais — inclusive da Google Play Store.

Essas técnicas de instalação alternativas (chamadas sideload) são complexas e exigem métodos peculiares para possibilitar o carregamento de diversos outros apps, portanto não é qualquer pessoa que conseguirá fazê-la com sucesso. Apesar disso, um desenvolvedor italiano chamado Simone Franco criou uma ferramenta para simplificar o processo de instalação dos APKs no Windows 11, o que garante uma execução bem mais facilitada.

Continua após a publicidade

Após o download e execução, a solução cria uma interface simples de apontar e clicar para os aplicativos carregados de forma alternativa, sem precisar de linhas de comando ou ADB para instalar os arquivos. Não é uma ferramenta oficial, obviamente, e ainda tem muito chão para percorrer, mas já mostra avanços bastante consideráveis para quem não se submeter à limitação da Microsoft.

O programa pode ser obtido na Microsoft Store, mas é uma versão ainda mais crua, portanto o recomendado é baixá-lo diretamente do repositório oficial do desenvolvedor. Por enquanto, a solução só serve para rodar aplicativos que não dependem do Google Services para funcionar — nesses casos, só com mais conhecimento técnico para transpor o sistema de proteção.

Com a liberação do Subsistema Windows para Android (WSA), é possível surgirem outras soluções similares a esta, conforme o suporte ao WSA se tornar mais robusto. O fato é que o suporte total do sistema aos arquivos APK abre brechas interessantes para instalação de softwares diversos, lojas alternativas e utilitários que devem dar um upgrade muito interessante para o Windows 11.

Fonte: Simone Franco