App que verifica se PC é compatível com o Windows 11 está disponível — de novo
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
O app Verificação de Integridade do PC finalmente voltou a ficar disponível para todos. A ferramenta oficial da Microsoft, utilizada para verificar a compatibilidade do computador com o vindouro Windows 11, foi removida meses atrás por não ter apresentado diagnósticos relevantes para os usuários, que viam os próprios PCs como incompatíveis sem uma devida justificativa.
- Windows 11 tem data de lançamento confirmada pela Microsoft
- Windows 11 é oficialmente anunciado pela Microsoft
- Windows 11 em máquinas abaixo do requisito pode ficar sem updates de segurança
No final de agosto, membros do programa Windows Insider receberam a novidade e, surpreendentemente, ela já funcionava bem. O diagnóstico, além de infinitamente mais preciso do que o anterior, também consegue indicar quais requisitos mínimos do Win 11 foram atendidos pela máquina — tudo em uma lista inteligível e bem acessível.
Nem um mês depois do início dos testes (e bem a tempo do lançamento do sistema operacional), a Microsoft finaliza o período de avaliação. Agora, qualquer usuário pode baixar e instalar o verificador sem dificuldade e logo conferir se o próprio computador estará na fila de espera da grande atualização do Windows.
Igual, mas melhor
A cara do Verificação de Integridade do PC é extremamente parecida com a versão anterior, então não espere grandes surpresas. O app apresenta informações básicas sobre o computador e pontos que merecem atenção logo de cara, então, ao clicar no botão “Verificar agora”, o usuário visualizará uma janela, com detalhes sobre o suporte (ou falta dele) ao novo SO.
Quer conferir como está o novo app? Baixe o Verificação de Integridade do PC no site oficial. O Windows 11 tem data de lançamento marcada para 5 de outubro deste ano e a atualização será gratuita para quem tiver um Windows 10 e um computador compatível com ele. Máquinas sem suporte oficial até podem até instalar e rodar o sistema, mas não terão compilações garantidas pela Microsoft.