Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft corrige problema que afetava desempenho de CPUs AMD no Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Outubro de 2021 às 10h23

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft começou a liberar nesta quinta (21) a atualização que corrige parte dos problemas de desempenho do Windows 11 que afetam CPUs AMD. A correção, presente na Build 22000.282, chega para todos os usuários do sistema operacional como um pacote opcional disponível para download no Windows Update.

Pouco depois de ser lançado, o Windows 11 tinha dois problemas graves com processadores AMD: o sistema não lidava bem com as latências na memória cache L3 do chip e não permitia que o CPU otimizasse a execução de processos para os núcleos mais poderosos, num recurso chamado “Preferred Core”.

Continua após a publicidade

A primeira das falhas, talvez a que impactou mais pessoas, podia reduzir o desempenho em até 15% — inclusive em jogos — de todos os chips da marca. O problema ficou ainda pior depois de uma atualização rotineira do sistema operacional, lançada na terça-feira (13), com as latências quase duplicando no componente.

Felizmente, a Microsoft tratou esse problema na atualização de hoje, enquanto o outro ficou para ser solucionado através de uma atualização de driver da AMD, enumerado 3.10.08.506. Por enquanto, não há testes que comprovam a melhoria, mas é válido dar um voto de confiança para o update caso seu computador esteja enfrentando problemas de desempenho.

A mesma atualização também introduz uma série de correções. Confira alguns destaques:

  • Corrigido o problema que fazia mouses e teclados Bluetooth ficarem “lentos”;
  • Solucionado o erro que impactava o desempenho de alguns programas herdados da instalação anterior do Windows 10;
  • O erro que impedira o Menu Iniciar de funcionar e deixava a Barra de Tarefas na versão antiga foi corrigido;
  • Corrigido o problema que deixava a tela de bloqueio sem imagens se ela foi configurada para exibir slides.
Continua após a publicidade

Como atualizar o Windows 11

Para verificar se a atualização já está disponível no seu computador, você deve entrar em Configurações > Windows Update e clicar em “Verificar atualizações” para fazer a varredura de downloads pendentes. Depois disso, confira o número do update (que, neste caso, pode ser identificada como KB5006746), selecione-a e inicie o download.

O processo pode levar algumas horas, dependendo da velocidade da sua internet, então deixe para fazer isso quando não for precisar do computador. Assim que finalizar, será necessário reiniciar o PC para aplicar as correções.

Fonte: Microsoft