Microsoft corrige falha irritante de notificações do Chrome no Windows 10

Por Alberto Rocha | 12 de Julho de 2020 às 12h00
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

Se você é um usuário do Google Chrome no Windows 10 com toda certeza já deve ter se deparado com uma mensagem do navegador convidando a experimentar o recurso de notificações web na área de trabalho. A ferramenta é bastante útil, pois com o browser minimizado, é possível ser notificado sobre a chegada de um e-mail importante ou mensagem no WhatsApp Web, por exemplo.

Contudo, segundo informações do Windows Latest, por conta de uma falha de integração entre o navegador e sistema operacional, muitas vezes o usuário acaba sendo notificado duplamente: uma vez na tela do Chrome e outra no Windows 10. Para piorar, ao clicar na notificação que não é a mais recente, o navegador não abrirá a página da qual a notificação veio.

Atenta a esse problema, em atualização liberada no Chromium no dia 25 de junho - também utilizado como base para o desenvolvimento do novo Microsoft Edge, a companhia de Redmond alterou o código do projeto para garantir que "as notificações permaneçam armazenadas no navegador quando entrar no centro de ação". Ou seja, em uma das próximas atualizações do Chrome o problema deve ser solucionado.

Notificações do Chrome podem ser ativadas no Windows 10 (Créditos: Alberto Rocha)

Google e Microsoft de mãos dadas

Desde que a Microsoft resolveu abandonar o seu próprio mecanismo da web (EdgeHTML) e, então, criou uma nova versão do Edge que roda no Chromium, é notável que houve uma maior integração entre as duas empresas, trazendo inúmeros benefícios para ambas as partes. O Chrome, por exemplo, agora suporta reconhecimento facial e biométrico do Windows Hello.

O Edge, por sua vez, ganhou acesso a recursos experimentais do Chrome no Android e vem aumentando cada vez mais participação de mercado. Ainda que esteja na terceira posição, atrás do Mozilla Firefox, de acordo com os dados mais recentes da NetMarketShare, desde quando foi lançado no início do ano vem sendo bastante elogiado pelos usuários por entregar um desempenho bem melhor para a navegação do que suas versões anteriores.

Fonte: Windows Latest, NetMarketShare  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.