Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Em um mês, Windows 10 chega a mais de 5% de participação no mercado

Por| 01 de Setembro de 2015 às 13h23

Link copiado!

Em um mês, Windows 10 chega a mais de 5% de participação no mercado
Em um mês, Windows 10 chega a mais de 5% de participação no mercado

Para um sistema operacional com pouco mais de um mês de vida, o Windows 10 tem se saído muito bem. E a plataforma está crescendo em um ritmo tão acelerado que já tem mais de 5% de participação no mercado mundial de softwares para computadores.

De acordo com a empresa de pesquisas Net Applications, em julho, quando a plataforma foi lançada, ela tinha apenas 0,39% de market share. De lá para cá, esse número aumentou em 4,82%, chegando aos atuais 5,21% de agosto e que já é superior à quantidade de PCs com Windows 8 (2,56%) e Windows Vista (1,82%). Ou seja, o Windows 10 já pode ser considerado como o sistema que mais ganhou adeptos em tão pouco tempo.

Essa diferença é ainda maior se compararmos o desempenho do software com suas versões anteriores, que continuam perdendo usuários. Além dos já citados Windows 8 e Vista, que caíram, respectivamente, 0,21% e 1,71% no ranking de sistemas operacionais, o Windows 8.1 viu sua participação cair 11,39%. Juntos, os três sistemas detinham 13,95% do mercado no final de agosto, contra 15,86% no final de julho.

O Windows 7 ainda é a plataforma dominante, com 57,67% de participação no mercado. Contudo, o reinado da plataforma já começou a ser afetado pelo Windows 10, uma vez que, em julho, a sétima versão do sistema da Microsoft estava presente em 60,73% dos PCs no mundo. Este é o maior índice de queda já registrado até então na história do software. Curiosamente, o Windows XP conseguiu ganhar 0,40% de julho a agosto e agora está com 12,14% de participação.

Continua após a publicidade

Windows 10 já é mais utilizado que os Windows 8 e Vista. (Foto: Divulgação/Net Applications)

O rápido crescimento no número de máquinas com Windows 10 tem dado certo porque a Microsoft está distribuindo a plataforma por etapas. Primeiro foram os usuários do programa de testes Windows Insider, depois foi a vez dos usuários de Windows 7 e Windows 8.1 —n em ambos os casos, todos puderam fazer o download gratuito do sistema. As empresas começaram a receber o software agora no final de agosto.

Segundo o último relatório divulgado pela Microsoft, 75 milhões de dispositivos no mundo todo já estão rodando o Windows 10. Só nas primeiras 24 horas em que foi lançada, a plataforma foi baixada em 14 milhões de aparelhos.

Continua após a publicidade

Leia as últimas do Windows 10:

Fonte: VentureBeat