Não gostou do visual do Windows 10? Aprenda a deixá-lo com a cara do Windows 7

Por Douglas Ciriaco

Se tem algo comum sempre que uma grande atualização chega a um software ou sistema operacional é ver pessoas não se adaptando às novidades. E às vezes não tem nada a ver com o cerne das mudanças, mas, sim, com a “casca”, com o visual apresentado ao usuário final.

Caso você se identifique com o perfil descrito acima, é provável que esteja pensando em uma solução para deixar seu Windows 10 mais parecido com algo familiar — com o Windows 7, por exemplo. Se este é o caso, então você está no lugar certo, pois o propósito deste tutorial é ensinar você a deixar a nova versão mais parecida com a antiga.

Logicamente, caso você tenha atualizado o sistema e enfrentado problemas de adaptação, a saída mais aconselhável é fazer um downgrade e voltar para a versão instalada anteriormente em seu PC. Porém, se o seu problema é apenas visual, nossas dicas podem ser de grande ajuda.

Passo 01: instale o Menu Iniciar clássico

A Microsoft finalmente trouxe de volta o Menu Iniciar, desta vez como um híbrido entre a tela inicial do Windows 8 e o menu presente no sistema operacional até o Windows 7. Porém, se você gosta do estilo clássico do Windows 7, pode tê-lo de volta no Windows 10 com a ajuda do programa Classic Shell.

Clique aqui para ir para a tela de download do Classic Shell. Depois, clique no link indicado na imagem abaixo para transferir o programa para a sua máquina.

Windows 10 com cara de Windows 7

Ao abrir o instalador em sua máquina, fique atento. Quando a tela abaixo aparecer, desmarque as opções “Classic Explorer” e “Classic IE” antes de clicar sobre o botão “Next”.

Windows 10 com cara de Windows 7

Se não desmarcar, além do Menu Iniciar clássico, você instalará também versões tradicionais do Windows Explorer e do Internet Explorer. Depois de instalado, clique sobre o botão do Menu Iniciar e você verá a seguinte tela:

Windows 10 com cara de Windows 7

Nela, você deve escolher o estilo “Windows 7 Style” do Menu Iniciar. Além disso, pode alterar o botão que será exibido no canto inferior esquerdo da Área de trabalho e também navegar pelas outras abas a fim de configurar todas as opções do programa — se não souber o que mudar, porém, não realize nenhuma outra alteração.

Passo 02: de volta ao visual Aero

Ainda usando o Classic Shell, você pode devolver ao Windows 10 o tradicional estilo Aero, clássico dos clássicos desde a segunda metade dos anos 2000, quando o Windows Vista chegou aos PCs em boa parte do mundo.

Então, abra o Classic Shell e vá até a guia “Skin”. Lá, no menu “Skin”, selecione a opção Windows Aero. Depois clique em “OK” e veja a mágica acontecer — uma reinicialização do sistema pode ser recomendável para que tudo fique em ordem por aqui.

Windows 10 com cara de Windows 7

Passo 03: reviva a área de notificação tradicional

A Área de notificação do Windows também ganhou novos ícones, mais adaptados ao ambiente do novo sistema. Se você quer trazer de volta o estilo clássico, é simples e depende de algumas alterações no registro.

Use o atalho Tecla do Windows + R e execute o comando regedit.

Windows 10 com cara de Windows 7

Agora, siga o caminho HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Microsoft > Windows NT > CurrentVersion. Lá, clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco, vá em “Novo” e clique em “Chave”. Nomeie a chave para MTCUVC.

Windows 10 com cara de Windows 7

Dentro desta chave, clique com o botão direito do mouse e vá em Novo > Valor DWORD (32 bits) e nomeie o valor de EnableMtcUvc. Dê um duplo clique sobre ele e defina o seu valor para 0 antes de clicar em “OK”.

Windows 10 com cara de Windows 7

As alterações passam a valer imediatamente e a área de notificação fica desativada. Depois, para reativá-la, basta acessar esta mesma entrada no Registro e alterar o seu valor para 1 (ou então removê-la por completo, caso você queira desativá-la definitivamente).

Passo 04: reviva o calendário clássico do Windows

O calendário do Windows também está um pouco diferente no Windows 10. Agora, ele tem um fundo colorido e transparente, está maior e perdeu aquele icônico relógio analógico que o acompanhava. Se o fator nostalgia está batendo e você quer a forma tradicional presente no Windows 7, siga as próximas instruções.

Use o atalho Tecla do Windows + R e execute o comando regedit mais uma vez. Então, diga o caminho HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Microsoft > Windows > CurrentVersion > ImmersiveShell. Lá, clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco e vá em Novo > Valor DWORD (32 bits). Este valor deve ser nomeado como UseWin32TrayClockExperience. Agora, dê um duplo clique sobre ele e defina seu valor para 1 antes de clicar em OK.

Windows 10 com cara de Windows 7

Posteriormente, caso queira desfazer esta ação, basta devolver o valor para 0 ou então apagar a personalização.

Passo 05: remova a tela de bloqueio

Novidade inserida no Windows 8 e mantida no Windows 10, a tela de bloqueio não existia no Windows 7 — então, para deixar seu PC com a pegada da antiga versão do sistema operacional da Microsoft, o ideal é remover este recurso. Isso pode ser feito por meio de uma alteração no Registro do Windows.

Use o atalho Tecla do Windows + R e execute o comando regedit. Agora, siga o caminho HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Policies > Microsoft > Windows. Lá, clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço em branco, posicione o cursor do mouse sobre o menu “Novo” e clique sobre a opção “Chave”.

Uma nova subpasta será criada dentro do diretório “Windows”. Dê a ele o nome Personalization. Agora, clique sobre ele e clique novamente com o botão direito do mouse em qualquer espaço em branco. Depois, vá em Novo > Valor DWORD (32 bits).

A este valor, você deve dar o nome NoLockScreen. Depois, dê um duplo clique sobre ela e altere o seu valor para 1. Por fim, clique em “OK” para que as mudanças entrem em vigor.

Windows 10 com cara de Windows 7

Novamente, pare desfazer esta ação, basta acessar o Registro novamente e remover esta personalização manualmente (ou apenas alterar o seu valor para 0 outra vez).

Passo 06: login com uma conta local

Desde o Windows 8, a Microsoft começou a englobar você de vez dentro do seu universo, passando a pensar com a lógica do Google (e do Senhor dos Anéis) do “uma conta para governar tudo”. Assim, você passava a usar o e-mail de sua conta da Microsoft para acessar a sua conta do Windows. Mas isso pode mudar.

O Windows 10, assim como já acontecia no Windows 8, permite que você acesse seu perfil local com uma conta local, sem precisar digitar a senha do e-mail. E isso é possível por meio de uma alteração nativa no sistema, então, vamos lá:

Abra o Menu Iniciar e clique em “Configurações” (se preferir, use o atalho Tecla do Windows + I). Lá, clique sobre a opção “Contas” e, na nova tela aberta em seu monitor, clique sobre a opção “Entrar com uma conta local”.

Windows 10 com cara de Windows 7

Depois, será preciso confirmar a alteração digitando a sua senha:

Windows 10 com cara de Windows 7

O passo seguinte consiste em definir um nome de usuário para a sua conta local, bem como uma nova senha — sim, estamos voltando para o estilo clássico do Windows!

Windows 10 com cara de Windows 7

Confirme as alterações e agora você não precisa mais se preocupar em dar a sua senha da conta da Microsoft sempre que alguém precisar usar o seu computador e você não estiver por perto para digitá-la.

Depois de tudo isso, o Windows 10 vai ficar bem mais parecido com o Windows 7.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.