Como fazer uma instalação limpa do Windows 10

Por Douglas Ciriaco

O Windows 10 chegou! Cercado de expectativas, a nova versão do sistema operacional da Microsoft já está aí a todo vapor. Parte de uma nova estratégia da companhia, o Windows 10 está sendo oferecido gratuitamente para quem usa o Windows 7 ou o Windows 8/8.1, até mesmo se você tem uma cópia pirata do SO.

Assim, se o novo Windows ainda não chegou até você, é só questão de tempo para que isso aconteça — você pode forçar a instalação do Windows 10, aprenda a fazer isso aqui. Porém, uma atualização direta, feita por cima do sistema operacional que você já tem em sua máquina, pode resultar em alguns engasgos.

Isso pode ocorrer por alguns motivos, como problemas na hora de sobrescrever os novos arquivos do sistema. Outra complicação pode vir de sobras deixadas pelos arquivos da versão anterior, agora inúteis. Enfim, por tudo isso e muito mais, você pode querer fazer uma “instalação limpa” do Windows 10.

Se este é o caso, aprenda a fazer isso agora caso você esteja usando o Windows 7 ou 8/8.1 e também caso o Windows 10 Preview esteja instalado em sua máquina.

Usando o Windows 7 ou Windows 8/8.1

Passo 01

Primeiro de tudo, faça um backup de tudo o que você deseja salvar do estado atual do seu computador. Isso significa salvar (na web, em pendrives, CDs, DVDs, discos externos ou qualquer coisa do tipo) todo e qualquer arquivo que você não deseja perder. Guarde tudo antes de começar.

Passo 02

Agora, o passo seguinte é fazer a atualização normal do Windows 10. Não importa qual a sua versão (7, 8 ou 8.1), é necessário proceder com a atualização para o 10 para que, após a instalação limpa, o sistema reconheça a sua chave de segurança.

É possível fazer isso de outra forma? Sim, porém, a Microsoft recomenda a atualização antes da instalação limpa para evitar problemas. Como o Windows reconhece a chave de segurança presente na placa-mãe, este processo ajuda a garantir que esta informação não será perdida.

Passo 03

Depois dos dois passos anteriores, que devem levar algum tempo até serem concluídos, continue daqui. Agora, depois do sistema operacional atualizado para o Windows 10, faça login em sua conta da Microsoft para acessar o sistema em si.

Então, abra o menu Iniciar e clique em “Configurações”. Na janela aberta em sua tela, clique em “Atualização e segurança” e, depois, em “Ativação”. Anote o nome exato da sua versão do Windows, pois é ela que você deverá baixar novamente — afinal a chave de segurança vai funcionar apenas com uma versão exatamente igual.

Instalação limpa Windows 10

Passo 04

O passo seguinte envolve ir ao site da Microsoft e fazer o download do instalador do Windows 10. Clique aqui para ir a página de download, role a página para baixo até encontrar as opções “Baixe agora a ferramenta (versão de 32 bits)” e “Baixe agora a ferramenta (versão de 64 bits)”.

Instalação limpa Windows 10

Escolha aquela referente à sua máquina e faça o download. Este software vai auxiliar você na criação de uma mídia física para a instalação limpa do Windows 10. Vale lembrar que este dispositivo, que pode ser um pendrive ou um DVD, pode ser usado também para recuperar o Windows em caso de algum problema com o sistema operacional.

Passo 05

Execute em seu computador a ferramenta baixada no site da Microsoft. Ela vai exibir a seguinte tela, na qual você deve selecionar a opção “Criar mídia de instalação para outro computador” e então clicar em “Avançar”.

Instalação limpa Windows 10

Passo 06

Agora, escolha as características do Windows que você vai baixar. Defina o idioma, a versão (que você descobriu no passo 03 deste guia) e também a arquitetura do seu processador (se você não tiver certeza, escolha a opção “Ambas”).

Instalação limpa Windows 10

Clique em “Avançar”.

Passo 07

Escolha o tipo de mídia a ser usada: é possível utilizar um dispositivo USB vazio de pelo menos 3 GB de espaço total para armazenamento ou então gravar um arquivo de imagem no formato ISO em um DVD.

Instalação limpa Windows 10

Caso tenha escolhido a opção de gravar o arquivo ISO em um DVD, basta escolher o local em que tal arquivo será salvo em sua máquina. Se você optou pela opção que utiliza um pendrive, conecte-o no PC e siga para o próximo passo.

Passo 08

Se você escolheu a opção de unidade em flash USB, a tela seguinte vai exibir as opções disponíveis em seu computador. Selecione a que vai ser usada para este fim e clique em “Avançar”.

Instalação limpa Windows 10

Passo 09

O auxiliar vai começar a baixar o Windows 10 diretamente para o pendrive selecionado. Ao final do processo, você tem um USB bootável que pode espetar no computador para fazer uma instalação limpa do sistema operacional em sua máquina.

Instalação limpa Windows 10

Durante o processo de instalação, lembre-se de marcar a opção personalizada para indicar a formatação completa da partição em que o Windows será instalado. Isto é, de fato, a instalação limpa.

Usando a versão preview do Windows 10

Se você usa a versão preview do Windows 10, o mais aconselhável para quem deseja fazer a instalação limpa é retornar para o Windows 7 ou 8/8.1 e então repetir o procedimento descrito acima. Para fazer isso, basta utilizar o DVD de instalação do Windows que veio junto com o computador (ou dentro da caixinha do Windows, caso você tenha o adquirido em alguma loja).

Depois, repita todos os passos descritos aqui em cima para instalar o Windows garantindo que o sistema operacional vai acessar as informações da placa-mãe de forma correta, verificando assim a chave de segurança.

Leia também: