Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Copilot causa erros em ícones após atualização do Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Novembro de 2023 às 12h23

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Um erro no Windows 11 faz com que os ícones da Área de Trabalho se comportem de maneira irregular em computadores com mais de um monitor e durante o uso da IA Copilot. A falha foi identificada pela Microsoft nesta quinta-feira (2) e está ligada à atualização opcional KB5031455, disponibilizada em 27 de outubro. O bug gera erro de alinhamento de ícones, entre outras coisas, e ainda não tem correção.

A Big Tech informou que trabalha em uma solução e que o Copilot — em sua versão atual (prévia) — pode ficar indisponível para PCs com a configuração de múltiplos monitores. Ao que tudo indica, portanto, o problema não atinge quem usa apenas uma tela.

Como resolver o problema?

Continua após a publicidade

Como a KB5031455 é uma atualização opcional, você pode pulá-la sem grandes problemas. Contudo, se ela já estiver instalada e enquanto uma solução definitiva não é revelada pela MS, a saída pode ser desativar o Copilot do Windows.

Não há um jeito prático de fazer isso, mas você pode recorrer ao Editor de Política de Grupo para completar a tarefa. Vale lembrar que esta é uma configuração avançada e deve ser feita apenas por pessoas que saibam o que estão fazendo — siga o passo a passo abaixo por sua conta e risco:

  1. Abra o menu Iniciar;
  2. Digite "Editor de Política de Grupo" e abra a opção correspondente (é preciso ter privilégio de administrador em sua conta do Windows para isso);
  3. Siga o caminho Configurações de Usuário > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Windows Copilot;
  4. Dê um duplo cique na opção "Desativar o Windows Copilot";
  5. Na tela que se abriu, marque a opção "Habilitado" e clique em "OK" para salvar as alterações.
Continua após a publicidade

Para reativar o Copilot futuramente, basta repetir estes mesmos passos.

Atualização opcional do Windows 11

A versão KB5031455 é uma atualização opcional do Windows 11 e não está relacionada à que foi lançada em outubro com recursos do Moment 4 (a atualização 23H2).

Entre os destaques do update opcional estão a ampliação do acesso ao Copilot, o Explorador de Arquivos redesenhado, um novo aplicativo de backup e um gerenciador de passkeys.

Continua após a publicidade

O pacote também incluiu o suporte nativo para arquivos RAR, TAR e outros formatos de compactação — novidade que pode aposentar o WinRAR após décadas como app fundamental nos computadores.

A versão prévia foi disponibilizada através do Windows Update aos interessados em conhecer as novas ferramentas e pode ser usada inclusive por quem não participa do Insider, o programa de testes da Microsoft.

Windows 11 23H2 já chegou

Continua após a publicidade

Nesta semana, a Microsoft liberou para o público geral a atualização Windows 11 23H2. Além de aplicar correções feitas por outros updates menores, a compilação também introduz novos recursos ao sistema operacional: entre as novidades, o app Chat foi substituído por uma versão gratuita e aprimorada do Teams, o Paint ganhou ferramentas de IA e o app Fotos apresenta mais opções para editar imagens.