SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Windows 11 23H2 é lançado com Copilot, jogos instantâneos e mais

Por| 31 de Outubro de 2023 às 17h18

Link copiado!

Windows/Unsplash
Windows/Unsplash

Agora, sim: a atualização Windows 11 23H2 enfim está disponível para todos a partir desta terça-feira (31). A novidade, que traz a IA Copilot como grande destaque, foi anunciada pela Microsoft em uma postagem no seu blog oficial e enfim libera o acesso geral a todos os novos recursos do sistema pensados para a grande atualização de 2023 que, na prática, não é tão grande assim.

"Estamos fornecendo uma quantidade limitada de novos recursos e funcionalidades entregues por meio de uma experiência de atualização familiar, rápida e confiável", anuncia o vice-presidente de Gerenciamento de Programa, Manutenção e Distribuição do Windows John Cable.

O executivo promete ainda uma “atualização simplificada”, que vai chegar ao público no mesmo processo de transferência de atualizações mensais, visto que ela compartilha a mesma base da versão anterior (22H2).

Continua após a publicidade

Novidades “velhas”

Cable avisa que quem aplicar a atualização vai desfrutar de todas as novidades recentemente anunciadas para o Windows 11 e que, na prática, chegaram ao público com a atualização do 22H2 de 26 de setembro de 2023 (e é por isso que o update atual não é tão grande, apesar de oficialmente ser chamado de Windows 11 2023 Update).

O executivo destaca, porém, que uma mudança no menu Iniciar passa a exibir um selo de “sistema” a componentes do sistema e a organizar esses conteúdos em um espaço separado — Configurações > Sistema > Componentes do Sistema. Até o momento, tudo ficava agrupando em um só lugar em Configurações > Apps > Apps instalados.

Tirando esse detalhe, portanto, será possível acessar os mesmo recursos que já eram conhecidos desde o último mês, com destaque para as seguintes novidades:

Continua após a publicidade
  • Copilot - inteligência artificial da Microsoft que permite pesquisar na internet, criar conteúdo e encontrar recursos do próprio Windows em poucos cliques;
  • Jogos instantâneos - a Microsoft Store ganha um recurso de jogos instantâneos que permite experimentar games casuais sem instalar nada;
  • IA no Explorador de Arquivos - o Explorador de Arquivos do Windows 11 passa a oferecer sugestões com base em inteligência artificial (recurso exclusivo de versões empresariais do sistema);
  • Microsoft Teams - agora o Teams ocupa de vez o lugar do programa Chat e se torna o mensageiro instantâneo oficial do sistema para uso pessoal ou comercial;
  • Paint - o novo Paint usa inteligência artificial para remover o fundo de imagens e criar figuras do zero a partir de comandos de texto;
  • Fotos - o app Fotos agora está mais integrado ao OneDrive e conta com mais opções para editar imagens;
  • Captura de tela - a captura de tela do Windows 11 agora pode registrar áudio e vídeo e consegue ler textos presentes nas imagens;
  • Climpchamp - o editor de vídeo do Windows vai sugerir narrativas e dar dicas de edição com base no conteúdo adicionado a um projeto;
  • Bloco de Notas - o clássico Bloco de Notas passa a salvar texto automaticamente e deve reduzir perdas por falhas e travamentos na máquina, por exemplo.

Para conhecer as principais novidades, confira o texto em que o Canaltech listou 10 grandes novidades da atualização. Vale lembrar, porém, que a Microsoft garante que a última atualização do Windows trouxe nada menos que 150 novos recursos.

Como atualizar para o Windows 11 23H2?

Continua após a publicidade

Instalar o Windows 11 23H2 em seu computador é bem simples:

  1. Abra o menu Iniciar;
  2. Procure por “Verificar se há atualizações” e clique sobre o primeiro resultado;
  3. Na tela que se abriu, ative a opção "Obtenha as atualizações mais recentes assim que elas estiverem disponíveis";
  4. Clique sobre o botão “Verificar se há atualizações” e aguarde a varredura em busca do update;
  5. Espere o sistema baixar o pacote de novidades e clique no botão “Instalar”.

Depois será preciso reiniciar a máquina para colocar as mudanças em vigor. Para conferir as versões atualizadas e os novos recursos de cada aplicativo, acesse a Microsoft Store e procure por atualizações dos programas instalados no PC.

Distribuição gradual

Continua após a publicidade

É importante destacar que, apesar de confirmada pela Microsoft, nem sempre a atualização chega a todos os usuários no mesmo momento. Caso o update não apareça disponível para você, aguarde e verifique novamente mais tarde ou então baixe a ISO da atualização no site oficial (microsoft.com/software-download/windows11).

Lembrando que isso tudo se aplica às versões domésticas do Windows. Quem usa edições comerciais ou educacionais deve procurar o Windows Server Update Services ou o Volume Licensing Service Center para atualizar o sistema.

Vale ressaltar ainda que é preciso estar com o Windows 11 22H2 atualizado para migrar à versão mais recente. Caso seu PC esteja desatualizado, instale todos os pacotes anteriores disponíveis no sistema até chegar à versão atual.