Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aplicativos de Android podem ser testados por mais gente no Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Novembro de 2021 às 12h13

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (5) a liberação da primeira prévia de testes dos aplicativos do Android no Windows para os inscritos no Canal Dev do programa Windows Insiders. Como ainda está em fase experimental, podem ocorrer bugs e incompatibilidades — até então, a disponibilidade era exclusiva para usuários do Canal Beta nos Estados Unidos que rodem o Windows 11 em plataformas qualificadas da Intel, AMD e Qualcomm.

Se você for um dos Insiders, poderá executar os apps móveis lado a lado com ajuda do novo recurso Snap Layouts, fixá-los no Menu Iniciar ou na barra de tarefas e interagir com os softwares e games por meio do mouse, toque na tela ou caneta. Como o funcionamento dos apps de Android serão iguais a programas nativos do Windows, praticamente todos os recursos devem ser replicados em ambos, como o compartilhamento do conteúdo da sua área de transferência (Ctrl+C e Ctrl+V).

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores explicam que os programas terão suporte ao atalho Alt+Tab e à visualização de tarefas para ajudar o usuário a alternar mais rapidamente entre as janelas abertas. De igual forma, eles devem exibir notificações e alertas na Central de Notificações do Windows 11, localizada ao lado do relógio, na parte inferior do sistema.

Nessa primeira leva, a Microsoft promete games populares — como Lords Mobile, June’s Journey e Coin Master —, softwares de leitura (Kindle e leitores de histórias em quadrinhos) e conteúdos infantis (Khan Academy Kids, Lego Duplo World). Ainda não há nenhum grande blockbuster nessa fase inicial, mas é provável que eles sejam adicionados à medida que os desenvolvedores realizarem os testes necessários para garantir a portabilidade sem falhas.

Ajustes para o Windows 11

Além disso, as configurações de acessibilidade do Windows devem se aplicar também aos apps móveis, e a Microsoft trabalha em conjunto com a Amazon para trazer ainda mais opções e melhorias. Ainda não está claro o que poderia desembarcar, mas pode ter relação com o melhor ajuste na tela para facilitar a leitura e aprimorar a adaptação a resoluções maiores do desktop.

Continua após a publicidade

Por enquanto, 50 aplicativos Android estão liberados para experimentos dos testadores Insiders no intuito de validar um amplo conjunto de hardware. A ideia é que mais softwares sejam liberados oficialmente nos próximos meses com atualizações regulares do Windows Insiders. Para fazer tudo funcionar, é preciso baixar a Amazon Appstore e garantir que seu PC atende a todos os requisitos mínimos para rodar os APKs.

Ainda não há uma data ou previsão de quando os apps de Android chegarão em definitivo para a versão estável do Windows 11.

Fonte: Microsoft