Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gambiarra leva a Google Play Store para dentro do Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Outubro de 2021 às 12h55

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Desde a semana passada já dá para experimentar aplicativos de Android no Windows 11 — para isso, porém, o usuário precisa ser um membro do programa Windows Insider. Apesar de o recurso ser oficialmente limitado aos apps da Amazon AppStore, usuários já conseguiram colocar a Google Play Store para rodar direto do computador.

A descoberta tuitada pelo perfil ADeltaX foi feita através de uma série de gambiarras no simulador de Terminal do Windows 11, então está longe de ser algo acessível para o usuário mais leigo em PCs e Linux. Basicamente, o hacker mexeu diretamente no Subsistema Windows para Android (WSA) para habilitar o suporte ao Google Play Services e à loja do Android, ambos necessários para instalar aplicativos distribuídos pela Gigante das Pesquisas.

Continua após a publicidade

O sucesso do experimento é extremamente promissor e abre caminho para diversas possibilidades. A partir desse port da loja do Google, o usuário poderia baixar qualquer aplicativo disponível para Android — embora existam relatos de que nem tudo funciona, o que já era de se esperar.

A compatibilidade existe graças à presença de uma máquina virtual integrada ao Windows 11, e não adaptações feitas app por app. Dessa forma, é como se existisse um Android dentro do computador e, com ajustes, é possível colocá-lo para funcionar como se fosse um celular.

Processo é bem complexo

Continua após a publicidade

Por não ser uma tarefa fácil, o responsável pela descoberta compartilhou um passo a passo no YouTube para experimentar a Play Store no Windows 11 — e também há um breve tutorial no GitHub, caso você prefira a leitura. Todo o processo é feito em inglês e, lógico, é necessário estar na mais recente versão do Windows 11 do canal Beta para conseguir testar o recurso.

Com o tempo e o amadurecimento da compatibilidade, é provável que surjam formas mais amigáveis de baixar a loja de apps do Google. Não se sabe, também, se a ferramenta será capaz de lidar com o novo formato de apps da plataforma como faz com os APKs.

Por enquanto, não existe previsão para o lançamento da ferramenta para o público geral que usa o Windows 11 e, considerando que o recurso é bem robusto e complexo, é provável que a implementação leve alguns meses no período de testes. Agora, resta só esperar até que a Microsoft dê sinais de que a novidade será lançada de fato.

Continua após a publicidade

Fonte: Windows Latest, ADeltaX