Gambiarra leva a Google Play Store para dentro do Windows 11

Gambiarra leva a Google Play Store para dentro do Windows 11

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Outubro de 2021 às 12h55
Igor Almenara/Canaltech

Desde a semana passada já dá para experimentar aplicativos de Android no Windows 11 — para isso, porém, o usuário precisa ser um membro do programa Windows Insider. Apesar de o recurso ser oficialmente limitado aos apps da Amazon AppStore, usuários já conseguiram colocar a Google Play Store para rodar direto do computador.

A descoberta tuitada pelo perfil ADeltaX foi feita através de uma série de gambiarras no simulador de Terminal do Windows 11, então está longe de ser algo acessível para o usuário mais leigo em PCs e Linux. Basicamente, o hacker mexeu diretamente no Subsistema Windows para Android (WSA) para habilitar o suporte ao Google Play Services e à loja do Android, ambos necessários para instalar aplicativos distribuídos pela Gigante das Pesquisas.

A loja do Google roda nativamente no Windows 11 com o uso de algumas gambiarras (Imagem: Reprodução/ADeltaX)

O sucesso do experimento é extremamente promissor e abre caminho para diversas possibilidades. A partir desse port da loja do Google, o usuário poderia baixar qualquer aplicativo disponível para Android — embora existam relatos de que nem tudo funciona, o que já era de se esperar.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Bugs visuais bem incômodos podem ser encontrados no processo, como mostra uma das capturas de tela (Imagem: Reprodução/ADeltaX)

A compatibilidade existe graças à presença de uma máquina virtual integrada ao Windows 11, e não adaptações feitas app por app. Dessa forma, é como se existisse um Android dentro do computador e, com ajustes, é possível colocá-lo para funcionar como se fosse um celular.

Processo é bem complexo

Por não ser uma tarefa fácil, o responsável pela descoberta compartilhou um passo a passo no YouTube para experimentar a Play Store no Windows 11 — e também há um breve tutorial no GitHub, caso você prefira a leitura. Todo o processo é feito em inglês e, lógico, é necessário estar na mais recente versão do Windows 11 do canal Beta para conseguir testar o recurso.

Com o tempo e o amadurecimento da compatibilidade, é provável que surjam formas mais amigáveis de baixar a loja de apps do Google. Não se sabe, também, se a ferramenta será capaz de lidar com o novo formato de apps da plataforma como faz com os APKs.

Por enquanto, não existe previsão para o lançamento da ferramenta para o público geral que usa o Windows 11 e, considerando que o recurso é bem robusto e complexo, é provável que a implementação leve alguns meses no período de testes. Agora, resta só esperar até que a Microsoft dê sinais de que a novidade será lançada de fato.

Fonte: Windows Latest, ADeltaX

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.