Ansioso pelo Windows 11? Site permite experimentar o sistema sem instalar nada

Ansioso pelo Windows 11? Site permite experimentar o sistema sem instalar nada

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Agosto de 2021 às 11h30
Igor Almenara/Canaltech

O Windows 11 é aguardado por muitos, mas as várias exigências e sua atual disponibilidade exclusiva no programa Windows Insider impedem que boa parte das pessoas experimentem o sistema operacional e tirem suas próprias conclusões. Felizmente, para quem quer só dar uma olhada, foi criada uma alternativa interessante que roda direto do navegador, o Windows 11 in React.

A criação do desenvolvedor conhecido como Blue Edge é basicamente a interface do Windows 11 em versão web. O site é embarcado com as características mais marcantes do sistema operacional da Microsoft: Menu Iniciar centralizado, cantos arredondados, widgets e até uma versão funcional (mas limitada) do Edge.

O Windows 11 in React apresenta funções básicas da interface do novo SO, mas não vai muito além disso (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

Assim que o usuário acessa a página, dá de cara com a área de trabalho do novo SO e seu conhecido papel de parede. Dali, ele tem acesso rápido às principais funções do projeto — que não são muitas, por enquanto. Algumas áreas, porém, continuam inacessíveis, como o Explorador de Arquivos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Segundo a descrição no GitHub, o projeto foi desenvolvido como qualquer aplicação web, com uso de React, CSS e JavaScript. Blue Edge comenta que o “Windows 11 versão web” foi construído em quase duas semanas — sendo seis desses dias gastos somente em programação.

Um bom canaltecher vai logo se lembrar que outra aplicação semelhante foi encontrada na web semanas atrás. Um programador imaginou como seria o Windows 96, versão nunca lançada do sistema operacional, em uma aplicação acessível pelo navegador. A experiência com o Windows 11 in React é bem mais básica, então talvez seja mais interessante baixar e instalar o sistema em uma máquina virtual.

Ficou interessado? Acesse o Windows 11 in React você mesmo e deixe suas impressões logo abaixo, no campo de comentários.

Fonte: Blue Edge (GitHub), Windows 11 in React

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.