Alguém criou uma versão web do Windows 96 — e você vai querer experimentá-la

Alguém criou uma versão web do Windows 96 — e você vai querer experimentá-la

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Agosto de 2021 às 10h50
Igor Almenara/Canaltech

A história oficial do Windows conta que, depois do Windows 95, veio o Windows 98 e nenhuma versão nova de fato foi lançada pela Microsoft neste intervalo. Contudo, você já se perguntou como seria o sistema operacional se ele tivesse recebido uma edição 96, bem ali, no meio da dupla de clássicos? Se sim, finalmente há uma resposta — ou quase isso.

Um fã da família de sistemas operacionais e desenvolvedor identificado como ziad87 colocou na internet uma versão funcional do que seria o Windows 96 — se ele ao menos tivesse saído para o público. Trata-se de uma experiência bem fidedigna ao que era comum naquela era, mas com toques modernos, ícones novos e (muitas) ironias.

Dá para navegar no Canaltech a partir do Windows 96 enquanto joga o Blocks, uma cópia das primeiras versões de Minecraft (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

Logo de cara, o "Windows 96" roda uma pilha de código para efetuar a inicialização. O processo dura poucos segundos e logo você se depara com o som de abertura do sistema, um papel de parede genérico e vários ícones bem pixelizados, bem ao gosto dos usuários mais saudosos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Saudade de um Menu Iniciar sem firulas, né minha filha? (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

O Menu Iniciar clássico está aqui em toda a sua glória — simples e direto ao ponto. Ele abre caminho para encontrar todos os programas instalados no “computador”, dá informações sobre o sistema, altera a interface para adaptar para telas mobile (já que também roda bem no celular) e muito mais.

Infinitas possibilidades

De cara, o Windows 96 parece um simulador básico de sistema operacional, mas ele é bem mais profundo. Seu criador fez um excelente trabalho em incluir não só vários dos recursos conhecidos da época, mas também ao adicionar funções “não convencionais” ao pacote, como forçar telas azuis (com uma mensagem personalizável), emuladores e até um gerenciador de pacotes no melhor estilo de distribuições Linux.

Telas azuis não são lá muito preocupantes nesse cenário, mas é divertido brincar com a mensagem personalizada (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

Comandos no gerenciador, inclusive, permitem instalar programas rapidamentem, sendo possível rodar Doom e uma demonstração do clássico Half-Life. Com um pouquinho de esforço e familiaridade com o DOSBox, você também pode baixar o Win 95 original e rodá-lo sobre o Win 96 — é um Windows original dentro de um Windows falso e rodando em um navegador que, provavelmente, está em outro Windows.

As ironias do presente

O desenvolvedor não perdeu a oportunidade de dar suas piadas e até alfinetadas na Microsoft. Ele incluiu nativamente uma versão do app Verificação de Integridade do PC, aquele software que avalia a compatibilidade da sua máquina com o Windows 11 e foi desativado por não ser lá tão informativo. E, adivinha, aqui ele também não serve de muita coisa.

Seu PC não é compatível nem com o Windows 97 — que também não existe (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

Há uma versão de Minecraft instalada no Windows 96 que roda com uma fluidez absurda, muito diferente do que seria nos computadores daquele período. Dentro do sistema operacional, existe uma sala de chat para que os usuários do sistema se comuniquem e compartilhem suas opiniões — e melhor: já tem o tema escuro embutido.

E não podia faltar uma versão clássica do Internet Explorer, não é mesmo? Aqui, ele está do jeitinho conhecido da versão 1.0 — básico, sem muitos recursos e construído para navegar em uma web mais estática. Se você exagerar, seja abusando dos recursos ou entrando em páginas mais modernas, é bem provável que ele trave e feche na hora.

A empresa responsável pelo Windows 96 foi a... Mikesoft? (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

Se parar para pensar, o Windows 96 feito por ziad87 quase funciona como uma alternativa retrô do Windows 365, o serviço recém-lançado da Microsoft com sistemas que rodam totalmente em nuvem. Não é tão funcional quanto, tampouco tem a mesma finalidade, mas não deixa de ser uma máquina virtual ali, pronta para uso, só dependendo de navegador e conexão com a internet.

Para acessá-lo, o processo é bem fácil: basta ir até windows96.net e pronto. Se surgirem dúvidas sobre o Windows 96 ou o que ele é capaz de fazer, você pode entrar na wiki dedicada da plataforma.

Fonte: Windows 96, PCGamer

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.