Microsoft explica por que uma "flor" é o papel de parede padrão do Windows 11
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
O Windows 11 é, sem dúvidas, uma grande virada de página para a família de sistemas operacionais da Microsoft — tanto superficialmente, em visual, quanto no foco dos seus aplicativos e plataformas nativos. O cuidado da companhia para avançar a geração é tamanho que até o simples papel de parede padrão — aquele que remete a uma flor azul — foi meticulosamente pensado.
- Windows 11 é oficialmente anunciado pela Microsoft
- App devolve o Menu Iniciar clássico ao Windows 11
- Visual do Windows 11 vai afetar o desempenho do PC? A Microsoft responde
Na quarta-feira (11), a MS publicou um vídeo no YouTube em que alguns dos profissionais responsáveis pelo logo do Win 11 e pelo papel de parede contam sobre o processo criativo que gerou essas ideias. “Precisávamos dar uma nova vida ao Windows”, descreve o gerente de marca do sistema Vincent Joris.
A ideia da empresa era fazer com que os usuários olhassem para o sistema operacional, gostassem dele logo de cara e dissessem “é, isso é o Windows”, segundo o executivo. Durante a preparação do novo SO, os responsáveis pela identidade sabiam que as funções seriam colocadas ao centro da Barra de Tarefas, então, o ato de "florescer" foi pensado como uma boa combinação.
Complementando essa ideia, a diretora criativa do Windows, Christina Koehn, diz que os novos materiais tinham que harmonizar com o restante do sistema. “Eu amei o ‘florescer’ que escolhemos no final, que podemos mudar e virar. Para mim, isso representa a diversidade das pessoas que usam o Windows”, diz a executiva.
O logo como uma assinatura
“Sempre considerei um logo como uma assinatura”, conta Joris. O logotipo do Windows 11 foi construído para refletir uma mudança no produto e, já que o sistema operacional e a Microsoft estão mais unidos do que nunca nessa nova empreitada, a equipe de design pegou o logo da companhia e o pintou de azul, em uma mistura de identidades entre a marca e o SO.
“Desenhamos para que [o Windows] seja fácil, não pareça complexo e acredito que isso também se torna parte da marca, inclusive”, explica Koehn. A Microsoft pensa nisso como uma pequena mudança de formato, mas com um grande simbolismo.
Tais mudanças só poderão ser experimentadas pelo grande público em algum momento do futuro, considerando que o Windows 11 segue sem data de lançamento. Fortes rumores apontam que a estreia acontecerá já em outubro deste ano em computadores novos, enquanto a atualização gratuita seria distribuída somente no ano que vem. Se estiver com vontade de conferir o que há de novo, você pode se tornar um membro do programa Windows Insider e baixar uma das prévias do sistema operacional.
Fonte: Microsoft