Lançamento do Windows 8 no Brasil: saiba como garantir sua cópia!

Por Redação | 25.10.2012 às 15:17 - atualizado em 25.10.2012 às 19:40

Desde que foi anunciado, o Windows 8 vem deixando muita gente ansiosa por sua chegada. A Microsoft parece estar apostando todas as fichas em um sistema operacional muito diferente de todos os outros que ela já lançou. Nesta quinta-feira (25), Steve Ballmer, CEO da empresa, lança o novo sistema, além do comentado Surface, o primeiro tablet da Microsoft.

A empresa decidiu inovar, provavelmente para reconquistar o mercado que perdeu para a Apple e para o Google nos últimos tempos. "Nós reimaginamos o Windows e toda a indústria de PCs", disse Steve Ballmer à Reuters Television nesta quinta-feira, pouco antes da abertura do evento que teve início hoje às 13:00 (horário de Brasília), em Nova York.

O Windows sempre foi um sistema operacional que passou por várias modificações, mas este ano, a turma da Microsoft focou bastante no seu visual, desde a versão 1.0. O vídeo mostra a evolução do sistema da Microsoft, desde 1985 até 2012, veja que bacana:

Aqui no Canaltech, já falamos muito sobre as opiniões dos especialistas, as versões de testes, a compatibilidade do novo sistema com os computadores atuais, seus preços e seu desempenho. Falamos também do Microsoft Surface e dos comentários a seu respeito antes de ele chegar no mercado.

Veja todas as nossas novidades sobre o Windows 8 e fique de olho: a partir da meia noite, as lojas Extra Itaim, FastShop do Iguatemi JK, Fnac da Paulista e a Ponto Frio, também do Iguatemi JK, todas em São Paulo, vão promover eventos de lançamento. Os primeiros compradores ganharão brindes exclusivos.

Canaltech no evento de lançamento na Via Funchal

A Microsoft realiza eventos de lançamento do Windows 8 em mais de 140 países, simultaneamente. Aqui no Brasil, a "festa" (sim, isso aqui é uma verdadeira festa!) acontece no Via Funchal, tradicional casa de shows na capital paulista.

E, realmente, parece que vamos assistir a um show. O palco foi preparado com um super telão, e 2 telas laterais reproduzem vídeos captados durante a apresentação. Por todos os lados, há Ultrabooks e notebooks rodando o Windows 8. Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil, foi o primeiro a dar boas vindas ao público. Ele relata que a Microsoft está passando por uma transformação enorme - deixando de ser uma empresa de software e virando uma empresa de serviços - e dá início ao evento.

Microsoft Evento Via Funchal

Show com dançarinos na abertura do evento

Microsoft Evento Via Funchal

Plateia no evento

Microsoft Evento Via Funchal

O rapper MV Bill entra no clima e mostra um notebook com vários aplicativos. "É muito fácil usar o Windows 8", afirma

Microsoft Evento Via Funchal
Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil. Segundo ele, "quando todos já conhecem o produto, o lançamento não tem muita graça". E emenda, dizendo que há muitas mudanças trazidas pelo mundo da tecnologia, principalmente na indústria de hardware.

Mas o lançamento foi mesmo comandado por Priscyla Alves, gerente-geral de Windows Consumer da Microsoft Brasil, ao lado do rapper MV Bill, Didi Wagner (Multishow) e Felipe Andreoli (CQC). O quarteto fez um bate-bola bem divertido, mostrando as novidades da versão 8 do Windows. Juntos, eles passaram por várias telas e aplicações do sistema operacional. Para garantir que o Windows 8 é fácil e intuitivo, Priscyla disse que "esses três receberam um notebook com o novo Windows há apenas uma semana. Fizemos um ensaio de uma hora e taí: eles já sabem mexer no sistema operacional direitinho".

A apresentação não trouxe nada de novo - tudo o que foi dito já foi amplamente discutido, mostrado e experimentado na versão RC do Windows 8. O legal mesmo foi poder experimentar os novos Ultrabooks touchscreen, feitos especialmente para suportar as novidades trazidas pela Microsoft. Priscyla fez questão de salientar que, mesmo sem uma tela sensível ao toque, é possível utilizar plenamente o sistema operacional com teclado e mouse. A gente comprovou essa experiência e, em breve, contaremos para você em um review completo.

Microsoft Evento Via Funchal
O Rapper MV Bill e Priscyla Alves, Gerente Geral de Windows Consumer da Microsoft Brasil, falam sobre os blocos dinâmicos conhecidos como 'tiles' (ou azulejos, em tradução livre) que ocupam a interface do novo sistema. São como ícones, mas possuem vida.

Microsoft Evento Via Funchal
A apresentadora de TV Didi Wagner também aparece no evento. Ela mostra, em uma tela inicial do Windows 8, como personalizá-la com vários temas diferentes.

Microsoft Evento Via Funchal
Didi também mostra o app Bing Viagens, exibindo várias fotos de outros países. E demonstra a previsão do tempo em São Paulo e, logo em seguida, em Paris.

Microsoft Evento Via Funchal
Contagem regressiva para o lançamento do novo sistema operacional

Microsoft Evento Via Funchal
No telão, são exibidas as lojas que abrirão suas portas à meia-noite com promoções

É hora do hands on!

Ao final da apresentação, todos foram convidados ao hands on. Durante a apresentação, não foi dito nada de novo em relação àquilo que já sabíamos sobre o Windows 8 e o Surface. A atualização para o Windows 8 poderá ser realizada, via download, a partir da meia noite por quem ja possuir um notebook ou desktop com um Windows mais antigo. A atualização custará R$ 69, e quem quiser comprar o Windows completo (para máquinas sem uma versão prévia instalada) precisará desembolsar R$ 269.

O mais legal do evento foi poder colocar as mãos nos novos Ultrabooks e modelos híbridos expostos pelo salão. "Este aqui parece aquela personagem do filme 'O Exorcista', olha só: ele vira a tela para o outro lado", brincou Felipe Andreoli, ao se deparar com um notebook que permite girar a tela para o lado oposto. "Esse aqui tá quebrado? Meu Deus, ele vira um tablet", disse o humorista ao demonstrar um Ultrabook que se abre por completo para se transformar em uma espécie de "porta-retratos", com a tela virada para um lado e teclado virado para o outro. Também foram expostos equipamentos "slide", que se transformam em tablets e se comunicam com o teclado via Bluetooth ou USB 3.0. Confira algumas imagens logo abaixo, na galeria de fotos, e acompanhe o Canaltech nos próximos dias para reviews completos desses novos dispositivos!