Steve Ballmer
Nascimento
24 de março de 1956 em Detroit, Michigan, Estados Unidos
Steven Anthony Ballmer, nascido em 24 de março de 1956 em Detroit, Michigan (Estados Unidos) é conhecido por ter sido CEO da Microsoft por 14 anos e por ser o dono do time de basquete Los Angeles Clipper. Filho de Beatrice Dworkin e Frederic Henry Ballmer, casou-se com Connie Snyder em 1990, com quem teve três filhos: Aaron Ballmber, Peter Ballmer e Sam Ballmer.
Cursou a Escola Internacional de Brussels, cidade que morou durante 3 anos a partir de 1964. Graduou-se pela Detroit Country Day School como valedictorian (orador da turma) em Michigan, pontuando 800 em matemática no SAT (de um máximo de 800). Em 1977, graduou-se como magna cum laude (com grande honra) na Universidade de Harvard em artes, focando em matemática e economia.
Ballmer conheceu Bill Gates em Harvard, abandonando a Stanford Graduate School of Business em 1980 para começar a trabalhar como gerente na Microsoft, sendo o funcionário número 30. Durante a sua estada liderou uma série de departamentos, como sistemas operacionais, vendas, suporte e operações, se tornando vice presidente executivo em 1992, liderando o desenvolvimento do .NET.
Foi promovido a presidente da Microsoft entre 1998 e 2001, sendo oficialmente o número dois da empresa no período, abaixo somente de Bill Gates, que era também CEO da empresa. Quando se tornou CEO da empresa, Gates ainda pertencia ao conselho da Microsoft e era o responsável pela “visão tecnológica” da empresa, com o cargo de Chief Software Architect.
Até a sua aposentadoria, Steve Ballmer exigia detalhes dos negócios com alto nível de detalhes para aprovar novos produtos, contratando B. Kevin Turner (ex-Walmart e ex-Sam’s Club) como COO da Microsoft. Aposentou-se em 2014 após a perda de bilhões em investimentos para o Surface, acumulando uma fortuna estimada em aproximadamente US$ 39 em janeiro de 2018.