Publicidade
Steve Ballmer

Steve Ballmer

Nascimento

24 de março de 1956 em Detroit, Michigan, Estados Unidos

Steven Anthony Ballmer, nascido em 24 de março de 1956 em Detroit, Michigan (Estados Unidos) é conhecido por ter sido CEO da Microsoft por 14 anos e por ser o dono do time de basquete Los Angeles Clipper. Filho de Beatrice Dworkin e Frederic Henry Ballmer, casou-se com Connie Snyder em 1990, com quem teve três filhos: Aaron Ballmber, Peter Ballmer e Sam Ballmer.

Cursou a Escola Internacional de Brussels, cidade que morou durante 3 anos a partir de 1964. Graduou-se pela Detroit Country Day School como valedictorian (orador da turma) em Michigan, pontuando 800 em matemática no SAT (de um máximo de 800). Em 1977, graduou-se como magna cum laude (com grande honra) na Universidade de Harvard em artes, focando em matemática e economia.

Ballmer conheceu Bill Gates em Harvard, abandonando a Stanford Graduate School of Business em 1980 para começar a trabalhar como gerente na Microsoft, sendo o funcionário número 30. Durante a sua estada liderou uma série de departamentos, como sistemas operacionais, vendas, suporte e operações, se tornando vice presidente executivo em 1992, liderando o desenvolvimento do .NET.

Foi promovido a presidente da Microsoft entre 1998 e 2001, sendo oficialmente o número dois da empresa no período, abaixo somente de Bill Gates, que era também CEO da empresa. Quando se tornou CEO da empresa, Gates ainda pertencia ao conselho da Microsoft e era o responsável pela “visão tecnológica” da empresa, com o cargo de Chief Software Architect.

Até a sua aposentadoria, Steve Ballmer exigia detalhes dos negócios com alto nível de detalhes para aprovar novos produtos, contratando B. Kevin Turner (ex-Walmart e ex-Sam’s Club) como COO da Microsoft. Aposentou-se em 2014 após a perda de bilhões em investimentos para o Surface, acumulando uma fortuna estimada em aproximadamente US$ 39 em janeiro de 2018.