Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 vai fechar programas travados pela Barra de Tarefas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Abril de 2023 às 10h36

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung

O Windows 11 está mais próximo de ter uma opção para encerramento forçado de aplicativos pela Barra de Tarefas. O recurso foi visto em uma nova atualização do sistema e permitiria encerrar softwares ou games travados sem precisar abrir o Gerenciador de Tarefas, como ocorre hoje.

A opção “Finalizar Tarefa” ficará posicionada acima do ícone de fechar um aplicativo e será representada por um símbolo de proibido. É só localizar o ícone do app que precisa ser fechado, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção no menu de contexto.

Continua após a publicidade

Para usar a novidade, é preciso ter a Build 23430, a mais recente liberada para testadores no programa Windows 11 Insider. Se você estiver inscrito, lembre-se de consultar o Windows Update para ver qual versão tem instalada.

Não está claro se a opção será exibida para qualquer programa em execução ou se aparecerá apenas quando algum for travado. A primeira opção é a mais provável, mas poderia gerar alguma confusão para quem é menos familiarizado com o linguajar técnico — “fechar janela” e “encerrar tarefa” podem parecer sinônimos para algumas pessoas.

Como encerrar uma tarefa na Barra de Tarefas do Windows 11?

Continua após a publicidade

Para ativar o atalho “Encerrar tarefa”, siga as instruções abaixo:

  1. Abra o Menu Iniciar e localize o ícone Configurações;
  2. Clique na guia “Privacidade e segurança”;
  3. Clique na opção “Para desenvolvedores”;
  4. Role a tela até encontrar "Detecção de Dispositivo", pois a opção "Finalizar tarefa" deve estar logo abaixo;
  5. Se a opção não aparecer, é porque sua versão não é a correta.

Mesmo que a ferramenta apareça, o funcionamento ainda não está ativado. Além disso, quando a pessoa fecha a janela de configurações, o recurso é automaticamente desabilitado.

O site Tom's Hardware testou com o utilitário ViVeTool, que oferece acesso antecipado a ferramentas ainda em fase de desenvolvimento, mas também não deu certo. A opção até aparece no menu do botão direito, mas ainda não encerra as tarefas.

Continua após a publicidade

O posicionamento na guia “Para desenvolvedores” deve ser temporário até que a empresa implemente tudo corretamente. É provável que mais para frente isso passe a funcionar de modo padrão, sem exigir nenhuma ativação do usuário.

"Herança" do Mac

Encerrar tarefas direto de uma Barra de tarefas assim é um recurso que já existe no macOS há muitos anos, mas que nunca havia desembarcado no Windows. De fato, é muito mais prático clicar com o botão direito do mouse e escolher uma opção “Encerrar tarefa” do que seguir o caminho completo original pelo comando Ctrl + Shift + Esc, que demanda diversos passos extras.

A novidade foi visualizada primeiramente na Build 25300 do Windows 11, lançada exclusivamente para desenvolvedores em fevereiro. A atualização também trouxe novos modelos de layouts de encaixe da Área de Trabalho e suporte a mais idiomas nas legendas ao vivo.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o recurso deve ser usado exclusivamente para processos congelados, aqueles que deixam o PC travado ou não respondem de modo algum. Encerrar tarefas de maneira forçada pode gerar arquivos corrompidos e até exigir a reinstalação do software, então o método só em recomendado em último caso.

Não há uma previsão de quando a opção chegará para todos, mas essa distribuição mais ampla é um claro indicativo de proximidade. Talvez a Microsoft apresente mais detalhes na sua conferência anual de desenvolvedores, Microsoft Build, prevista para ocorrer entre os dias 23 e 25 de maio de 2023.

Fonte: Tom's Hardware