Adivinha da Copa, Cortana do Windows Phone prevê derrota do Brasil para Alemanha

Por Redação | 07 de Julho de 2014 às 14h50
photo_camera Divulgação

Faltam apenas mais duas partidas das semifinais para o jogo decisivo da Copa do Mundo 2014 no próximo domingo (13). E se depender das previsões da Cortana, assistente pessoal do Windows Phone 8.1, as notícias não são nada boas para nós, brasileiros. Acontece que o software do sistema operacional móvel da Microsoft aponta que a Alemanha sairá vitoriosa no jogo contra o Brasil nesta terça-feira (8). As informações são do Yahoo News.

"É muito cedo para dizer com clareza, mas eu diria que a Alemanha tem vantagem sobre o Brasil" e "Provavelmente a Alemanha. Mas você nunca sabe o que pode acontecer em um lindo jogo..." são duas respostas dadas pela assistente quando perguntada quem ganhará a partida de amanhã. Além disso, a plataforma de adivinhação da Cortana estima que os alemães têm 50,7% de chance de vencer, contra 49,3% da seleção canarinho.

As respostas um tanto imprecisas do programa significam uma coisa: a partida de amanhã no Mineirão, em Belo Horizonte, será bastante apertada. Caso a Alemanha vença, este será o melhor desempenho da seleção europeia desde a Copa do Mundo de 2002, quando o time chegou à final do campeonato, também contra o Brasil. Já no outro jogo da semifinal, entre Holanda e Argentina na quarta-feira (9), o software prevê que os hermanos levarão a melhor, ocasionando uma final contra a Alemanha.

Claro que, como todo programa de computador, a Cortana pode falhar. No entanto, é preciso levar em consideração o histórico da plataforma. A brincadeira começou ainda na primeira fase da Copa, mas só veio a público quando o diretor de programação da Microsoft, Marcus Ash, publicou em sua conta do Twitter o resultado do jogo entre Estados Unidos (que perdeu a partida) e Bélgica no último dia 1º de julho. Desde então, a Cortana previu sete partidas do mundial com 100% de acerto.

E como ela consegue ser tão precisa? Simples: utilizando o motor de pesquisa do Bing. Toda vez que o usuário pergunta ao smartphone qual seleção irá ganhar uma partida da Copa, a Cortana faz uma varredura na internet com base em diferentes fatores daquele time, incluindo o recorde anterior de vitórias, derrotas e empates em partidas eliminatórias, o tempo gasto durante jogos anteriores, vantagens de se jogar em casa e outros dados. O mesmo sistema de adivinhação já foi utilizado em outros programas, entre eles The Voice, Dancing With the Stars e American Idol.

O Google também divulgou na semana passada um sistema com a mesma mecânica – e que também acertou com precisão os resultados dos jogos das quartas de final. O jeito agora é esperar até esta terça-feira e torcer (muito) para que o Brasil prossiga para a final do campeonato. Ainda mais se a final for contra a Argentina – um duelo que muitos torcedores certamente adorariam acompanhar.

Últimas da Copa do Mundo:

Fonte: https://uk.news.yahoo.com/fifa-world-cup-2014-germany-beat-brazil-argentina-114206172.html#6ANTo70

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.