FIFA solicita remoção de imagens de usuários no Twitter

Por Redação | 07.07.2014 às 10:35

Muito se falou sobre as regras da FIFA que proibiam o uso de certas palavras, termos e imagens em divulgações relacionadas à Copa do Mundo. Agora, tais normas também estão afetando usuários do Twitter que, durante o final de semana, tiveram imagens de perfil retiradas do ar por conterem artes, logos e outros aspectos relacionados ao mundial de futebol.

A ideia da confederação é evitar que as marcas registradas sejam utilizadas de forma indevida, ludibriando usuários ou levando-os a achar que contas não-oficiais pertencem à organização. Nesse sentido, os principais afetados são justamente os perfis de fãs ou sites especializados, que utilizaram o desenho do troféu para indicar que estavam envolvidos no espírito da Copa do Mundo.

Para a FIFA, o uso não-autorizado de imagens relacionadas ao mundial prejudica a integridade do torneio, da própria FIFA e também de sua estratégia de marketing. Para a empresa, são muitos os interesses em jogo e a ideia é que os materiais oficiais não sejam confundidos com contas criadas por fãs e entusiastas, que podem conter informações falsas ou alarmistas. Daí a ideia de desassociar seus logos e imagens certificadas desse tipo de conteúdo.

Não existiu nenhum tipo de penalização aos usuários com as imagens não-autorizadas. Eles apenas tiveram seu avatar removido e substituído pelo de um ovo, que é o símbolo do Twitter para contas recém-criadas. Muitos, porém, foram contra a retirada e voltaram a exibir a imagem original em seus perfis, voltando a ferir as regras da FIFA.