SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Apple Vision Pro poderia diagnosticar e tratar problemas de saúde mental

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Outubro de 2023 às 14h29

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Apple)
(Imagem: Divulgação/Apple)

A Apple iniciará as vendas do Vision Pro no ano que vem, e novos rumores apontaram mais detalhes em relação ao processo de desenvolvimento do primeiro headset da marca. De acordo com as informações mais recentes, a empresa estaria trabalhando com a possibilidade de trazer recursos como o diagnóstico e tratamento de problemas de saúde mental.

Foi dito que o headset poderia usar informações corporais detectadas pelos sensores e câmeras para detectar sintomas de depressão, ansiedade, estresse pós-traumático (PTSD) e mais.

Continua após a publicidade

Para isso, o Vision Pro perceberia padrões nas expressões faciais do usuário, ou na falta delas diante de situações específicas. Outros aspectos que também seriam analisados incluem a direção do olhar, e a dilatação da pupila.

Caso o headset detectasse algum problema, ele poderia iniciar uma série de procedimentos para melhorar a saúde mental, incluindo a exibição de imagens e emissão de sons.

Mesmo que seja uma ideia ambiciosa, o uso de headsets e fones de ouvido para diagnóstico de estresse pós-traumático não é necessariamente uma novidade. Contudo, esse processo costuma ser sempre acompanhado de perto por pesquisadores e outros especialistas.

Recursos de saúde costumam ser implementados com cuidado

Continua após a publicidade

Até o momento, não é possível afirmar se o trabalho feito pela Apple será realmente refletido em alguma funcionalidade disponível no headset quando ele foi disponibilizado ao público. É possível que se trate apenas de um trabalho de pesquisa de viabilidade, por exemplo.

Afinal, a inclusão de recursos mais avançados de saúde costuma representar problemas extras para as empresas, como a necessidade de obtenção de autorizações de diferentes órgãos reguladores pelo planeta. Além disso, complicações mais graves podem ocorrer caso o sistema não funcione da forma anunciada.

Há algumas semanas, foi divulgado que a segunda geração do Vision Pro viria com suporte para lentes de correção de grau integradas — o que esbarra na mesma situação, pois é essencial que o recurso funcione de forma irretocável para evitar maiores problemas para a marca.

Continua após a publicidade

Segundo o que foi divulgado oficialmente pela Apple, o VIsion Pro terá suas vendas iniciadas no início de 2024 por US$ 3.499 (cerca de R$ 17.487 em conversão direta). Porém, antes disso os funcionários da marca devem receber um treinamento intensivo para aprender sobre todos os recursos do headset.

Fonte: The Information