Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple Vision Pro 2 deve ser menor, mais leve e adaptado para quem usa óculos

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Outubro de 2023 às 12h29

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Apple)
(Imagem: Divulgação/Apple)
Tudo sobre Apple

A Apple sequer começou a vender as primeiras unidades do headset Apple Vision Pro, mas rumores já indicam quais devem ser as características da segunda geração do produto. De acordo com a coluna “Power On” do conhecido analista Mark Gurman, a marca trabalha para fazer o dispositivo menor e mais leve.

Gurman apontou que o time responsável pelo desenvolvimento do Vision Pro já terminou seus trabalhos há alguns meses, então eles estão livres para já pensarem na próxima geração.

Continua após a publicidade

A ideia é fazer com que o produto seja mais confortável para o uso, já que o modelo atual pesa cerca de 450 gramas. Este problema deve ser amenizado na primeira geração com uma tiara acima da cabeça para maior sustentação, mas trata-se de uma solução apenas provisória.

Mesmo com esta fita, testes mostraram que alguns usuários podem achar o Vision Pro muito pesado, e desconfortável mesmo em períodos curtos de uso do dispositivos.

Apple Vision Pro 2 pode ter lentes de grau integradas

Outra preocupação evidente dos engenheiros seria a praticidade para quem usa óculos de grau. Afinal, o Vision Pro atual não prevê qualquer tipo de folga para uso com conjunto com as armações, e na verdade dependerá de lentes da Zeiss vendidas separadamente para a correção de grau.

Continua após a publicidade

A suposta solução seria implementar lentes de grau de forma integrada ao headset. Contudo, isso geraria ainda mais problemas para a Apple:

  1. O produto se tornaria um item de saúde ocular, algo que a Apple não estaria disposta a enfrentar no momento. Afinal, é provável que as lentes de grau integradas exijam uma série de autorizações extras de órgãos reguladores, em um processo que pode demorar bastante;
  2. Prescrições de correção ocular mudam ao longo do tempo, e fazer com que o usuário troque de headset a cada vez que isso acontece não parece muito prático;

Em um passado recente, a Apple registrou patentes relacionadas à tecnologia de lentes líquidas, que serviria para ajustar o grau de correção de forma mais prática. Contudo, a documentação não é uma garantia de que a solução será realmente colocada em prática.

Continua após a publicidade

Alguns dos problemas estruturais descritos por Gurman seriam resolvidos pela transformação do Vision Pro em um headset apenas de realidade aumentada (AR), em vez de ser um produto de realidade mista (que integra a realidade aumentada e virtual).

Contudo, isso poderia ser interpretado como uma derrota para o CEO da Apple Tim Cook, que sempre viu o potencial do Vision Pro como um produto de realidade mista.

Linha deve ganhar produtos adicionais no futuro

Além do Apple Vision Pro 2, a marca ainda pode lançar no futuro duas opções de óculos e/ou headsets: uma mais simples e com preço mais baixo, e outra com ainda mais poder de processamento.

Continua após a publicidade

A primeira geração do Apple Vision Pro deve ter suas vendas iniciadas em 2024, pelo preço oficial de US$ 3.500 (cerca de R$ 18.592 em conversão direta). O produto foi mostrado de forma oficial pela primeira vez há alguns meses, com grande poder de processamento e tela de resolução bastante alta.

Fonte: Bloomberg