Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fones de ouvido especiais auxiliam no tratamento da depressão

Por| 10 de Outubro de 2019 às 23h00

Link copiado!

Fones de ouvido especiais auxiliam no tratamento da depressão
Fones de ouvido especiais auxiliam no tratamento da depressão

Doenças mentais afetam quase 25% dos adultos no Reino Unido, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde Britânico. Segundo um relatório de um estudo apresentado no Parlamento em 2018, um em cada seis ingleses alegou ter sofrido com crises de depressão ou ansiedade na semana anterior à pesquisa. Diante desses números, um aplicativo gratuito para tratamento de depressão, conhecido por Flow Neuroscience, desenvolveu para seus usuários fones de ouvido com neuroestimulação que auxiliam no tratamento da doença.

A tecnologia desenvolvida pelo psicólogo Daniel Mansson e pelo neurocientista Erik Rehn ultrapassou as fronteiras do Reino Unido e chegou também à Suécia. O headset promove no cérebro do usuário uma estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS, em inglês), algo como um choque quase imperceptível, emitido diretamente no lado esquerdo do cérebro, através de pequenos eletrodos. Quase: porque o procedimento pode causar cócegas em alguns usuários.

Com dicas meditação e exercícios mentais diários, o aplicativo ainda oferece terapia em tempo integral via chatbot, treinado com uma variedade de estratégias de auto-ajuda e modeladas em terapia comportamental. O Flow Neuroscience também acompanha o humor dos usuários e enfatiza a importância do sono, nutrição, exercício e meditação para o tratamento da depressão. 

Continua após a publicidade

O aplicativo, que é mais uma possibilidade no tratamento da depressão, está disponível para download na versão iOS. Em breve, a equipe desenvolvedora lançará também a versão do app para Android.

Fonte: Health Tech Insider; Flow Neuroscience