Tesla x Mercedes: quem tem o melhor sistema de direção autônoma? Vídeo mostra
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Mercedes-Benz também investe pesado em tecnologia para seus automóveis e agora parece ter dado um passo adiante quando pensamos em condução autônoma. A gigante alemã iniciou testes com o DrivePilot, um recurso semelhante ao Full SelfDriving (FSD) da Tesla, que é capaz de guiar o automóvel pelas vias das cidades e estradas, realizar manobras e evitar colisões com outros veículos e pedestres.
- Quais são os 6 níveis de direção autônoma? Conheça o que significam
- Piloto automático da Tesla salva vida de motorista bêbado; veja
- Carro da Tesla tem falha bizarra e confunde Lua Cheia com sinal amarelo; veja
- Quer ver como um Tesla enxerga as ruas? Este hacker te mostra
Um usuário do Reddit postou um comparativo entre as duas tecnologias e há bastante diferenças entre elas. Por mais que no ranking de direção autônoma o Tesla FSD esteja "apenas no nível" 2, ele consegue atuar em condições que, a princípio, o DrivePilot da Mercedes ainda não pode, como em neblina, chuva ou com pouca luminosidade. Entretanto, para outras manobras, o recurso alemão se mostra superior, chegando ao nível 3 na escala.
Apesar disso, conforme podemos ver no vídeo, o demonstrativo da Mercedes ocorre em um ambiente controlado, com cenários posicionados para aferir a qualidade do recurso. Já o Tesla FSD está no mercado há algum tempo e já passou por diversas atualizações. Reparem que, no vídeo, por exemplo, o Tesla consegue enxergar quando há um pedestre em uma das ruas que ele ainda vai entrar e que está em seu GPS nativo.
No caso do Mercedes, é necessário que antes de ele sair para o passeio, todo o percurso já tenha sido mapeado para que o funcionamento seja perfeito e sem intervenção humana. São pequenos detalhes que diferenciam as tecnologias entre si, mas que fazem diferença no dia a dia.
Atualmente, o Tesla FSD está em fase beta e o DrivePilot da Mercedes está presente em apenas alguns automóveis da marca e, assim como o recurso da Tesla, necessita de uma assinatura para ser usado.
Fonte: Teslarati