Quer ver como um Tesla enxerga as ruas? Este hacker te mostra
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Os automóveis da Tesla são equipados com avançados sistemas de segurança e direção semiautônoma, pertencentes ao pacote Tesla Full Self-Driving (FSD). Para o funcionamento preciso desse recurso, os carros precisam das câmeras desenvolvidas pela empresa, que são instaladas em diversos pontos da lataria para captar movimentos e obstáculos à frente. Mas como será que essas imagens chegam ao software do veículo?
- Tesla atrasa seu sistema de direção autônoma mais uma vez
- Tesla bate recorde de vendas no segundo trimestre de 2021
- Tesla vai usar supercomputador para treinar carros autônomos
Um hacker que trabalha a serviço da Tesla, conhecido como "Green", demonstrou como o FSD enxerga as ruas e obstáculos à frente. As imagens mostram como o veículo detecta a profundidade e todo o ambiente com um sistema chamado de "visão de nuvem", que é alimentado por insumos computacionais das câmeras dos carros, bem diferente dos sensores LiDAR, que utilizam emissões de luz para captar as vias.
Na demonstração de Green, é possível notar que a Tesla adota mecanismos que podem ser comparados à visão humana, como se fossem os olhos e o cérebro das pessoas. Com isso, o carro enxerga tudo à frente como se nuvens estivessem esbarrando nos obstáculos, como veículos e pessoas, por meio do que a empresa chama de redes neurais. Todo esse sistema substitui os radares que eram antigamente usados pela montadora, algo que foi abolido recentemente e trocado pelo atual Tesla Vision.
O hacker observou, porém, que essa rede neural só funciona em uma das oito câmeras presentes nos carros equipados com o FSD. Toda essa tecnologia demonstrada é a maior aposta de Elon Musk para atingir o nível máximo de direção autônoma para seus automóveis.
Vale lembrar que o Tesla Vision, novo modo de captação de imagens, está em fase beta e deve receber uma nova atualização em breve.
Fonte: Electrek