Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quer ver como um Tesla enxerga as ruas? Este hacker te mostra

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Julho de 2021 às 12h10

Link copiado!

Divulgação/Tesla
Divulgação/Tesla
Tudo sobre Tesla

Os automóveis da Tesla são equipados com avançados sistemas de segurança e direção semiautônoma, pertencentes ao pacote Tesla Full Self-Driving (FSD). Para o funcionamento preciso desse recurso, os carros precisam das câmeras desenvolvidas pela empresa, que são instaladas em diversos pontos da lataria para captar movimentos e obstáculos à frente. Mas como será que essas imagens chegam ao software do veículo?

Um hacker que trabalha a serviço da Tesla, conhecido como "Green", demonstrou como o FSD enxerga as ruas e obstáculos à frente. As imagens mostram como o veículo detecta a profundidade e todo o ambiente com um sistema chamado de "visão de nuvem", que é alimentado por insumos computacionais das câmeras dos carros, bem diferente dos sensores LiDAR, que utilizam emissões de luz para captar as vias.

Na demonstração de Green, é possível notar que a Tesla adota mecanismos que podem ser comparados à visão humana, como se fossem os olhos e o cérebro das pessoas. Com isso, o carro enxerga tudo à frente como se nuvens estivessem esbarrando nos obstáculos, como veículos e pessoas, por meio do que a empresa chama de redes neurais. Todo esse sistema substitui os radares que eram antigamente usados pela montadora, algo que foi abolido recentemente e trocado pelo atual Tesla Vision.

Continua após a publicidade

O hacker observou, porém, que essa rede neural só funciona em uma das oito câmeras presentes nos carros equipados com o FSD. Toda essa tecnologia demonstrada é a maior aposta de Elon Musk para atingir o nível máximo de direção autônoma para seus automóveis.

Vale lembrar que o Tesla Vision, novo modo de captação de imagens, está em fase beta e deve receber uma nova atualização em breve.

Fonte: Electrek