Piloto automático da Tesla salva vida de motorista bêbado; veja
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Por mais que ainda careça de atualizações, o Tesla AutoPilot segue impressionando com seu funcionamento e precisão — inclusive salvando vidas. Um motorista bêbado estava com o recurso ativado quando adormeceu ao volante de seu Model S, na Noruega. Ao perceber a condição do indivíduo, o carro estacionou no acostamento e evitou a tragédia iminente, uma vez que o carro estava em uma via expressa em alta velocidade.
- Carro da Tesla tem falha bizarra e confunde Lua Cheia com sinal amarelo; veja
- Ao que parece, o Tesla Cybertruck vai atrasar de novo; por quê?
- Quer ver um Tesla de perto? Evento em São Paulo te dará essa chance em setembro
Ao perceberem a condição do motorista, outros condutores começaram a perseguir o carro da Tesla e a gravar o ocorrido para tentar evitar o acidente. Ao mesmo tempo, pelo que indicam as imagens, eles solicitaram apoio das autoridades, que chegaram ao local tão logo o veículo estacionou no recuo da estrada. Ao final do episódio, os policiais conseguiram acordar o indivíduo e confiscar sua habilitação.
Assim como outros veículos com assistências de direção, o Tesla Model S não é um carro autônomo e, mesmo que o AutoPilot seja bem avançado, ele não é um recurso 100% automatizado, necessitando do auxílio e atenção do motorista o tempo todo. Por não ter respondido aos avisos do sistema, logo o carro do norueguês conseguiu efetuar a manobra de segurança, demonstrando a eficiência da ferramenta.
O Tesla AutoPilot deve receber mais atualizações em breve e, há algum tempo, opera apenas por meio de câmeras e machine learning, o que deve deixá-lo ainda mais robusto e eficiente.
Fonte: Electrek