Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que fazer quando a fórmula PROCV não funciona?

Por| Editado por Bruno Salutes | 17 de Novembro de 2021 às 22h40

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

Se você usa o Microsoft Excel (Android | iOS | Windows | macOS | Web) com frequência, com certeza já deve ter se deparado com erros no PROCV. O comando é bem útil quando usado corretamente, mas pode apresentar falhas se as células não estiverem com a escrita certa.

A seguir, veja como corrigir os problemas mais comuns com a fórmula PROCV no editor de planilhas da Microsoft.

Os erros mais comuns no PROCV do Excel e como corrigir

Continua após a publicidade

Erro “valor errado retornado"

Um dos erros mais comuns no PROCV é quando ele retorna um valor errado do que as demais células apontam. E isso tem a ver com um erro na formatação da matriz, ao digitar o comando “Verdadeiro" (ou 1) para encontrar valores aproximados, mas sem organizar os itens da primeira coluna.

Segundo a Microsoft, para consertar esse problema na busca aprimorada, a primeira coluna precisará estar, obrigatoriamente, em ordem alfabética ou numerada.

Erro #N/D de intervalo “Verdadeiro”

Continua após a publicidade

Uma restrição de PROCV é que ela só pode procurar valores na coluna mais à esquerda na matriz de tabela. Se o valor de pesquisa não estiver na primeira coluna da matriz, você verá o erro “#N/D”.

No caso do #N/D com argumento “Verdadeiro”, se o valor procurado for menor que o menor valor na primeira coluna d matriz, você verá uma mensagem indicando o erro #N/D “Verdadeiro”. Lembre-se que a primeira coluna do intervalo precisa conter a célula consultada pelo comando PROCV para dar certo.

Continua após a publicidade

Erro #N/D de intervalo “Falso”

Já para o argumento “Falso” (0), o conceito é o mesmo do “Verdadeiro”. Com a diferença de que o valor do erro #N/D indicará que o número exato na coluna da matriz não foi encontrado. Para corrigir o problema, é preciso usar o argumento “Verdadeiro” (ou 1). Também verifique se as células seguem o tipo de dados correto.

Erro #REF!

O erro "#REF!" é mostrado quando uma fórmula se refere a uma célula que não é válida. Isso geralmente ocorre quando células que foram referenciadas por fórmulas são excluídas ou algo é colado sobre elas.

Continua após a publicidade

Atente-se ao número de referência da coluna, que é o penúltimo argumento do comando. É esse número que deve ser levado em conta quando você for fazer uma busca, pois esse número aponta a ordem da coluna dentro da matriz. Portanto, a solução do erro #REF! se dá ao alterar o número para o valor exato dentro da quantidade de colunas marcadas na matriz.

Erro #VALOR!

Continua após a publicidade

O erro “#VALOR!” no PROCV pode ocorrer em dois cenários. O primeiro é quando a célula pesquisada, sendo a primeira digitada no argumento, tem mais de 255 caracteres. Neste caso, basta ir até a célula correspondente e corrigir o valor.

A segunda situação é referente ao número de colunas. Toda vez que você for usar o comando PROCV, não se esqueça que o número que indica a ordem da coluna na matriz deve ser maior que zero. Se você digitar “0" por acidente, o Excel mostrará a mensagem de erro “#VALOR!”.

Erro #NOME?

Continua após a publicidade

O erro "#NOME?" geralmente significa que faltam as aspas da fórmula PROCV. Para procurar o nome de uma pessoa, certifique-se de usar o nome entre aspas na fórmula. Ou ainda, você pode selecionar a célula onde está o nome para verificar possíveis erros de digitação.

Erro #DESPEJAR!

O erro “#DESPEJAR!” aparece na tela do Excel quando o usuário usa uma coluna inteira como referência para o valor de busca. O PROCV permite fazer essa ação, mas através de um arroba (“@“, sem as aspas) na frente para que não aconteçam bugs.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft