Como somar horas no Excel

Como somar horas no Excel

Por Matheus Bigogno Costa | 07 de Fevereiro de 2021 às 18h00
(Imagem :Reprodução by Freepik/ Edit Felipe Freitas)

O Excel é o excelente editor de planilhas da Microsoft que oferece inúmeras ferramentas e recursos para seus usuários. Uma delas é a possibilidade de fazer operações matemáticas utilizando horas.

Um ponto positivo deste recurso é que, somar ou subtrair horas funciona de forma similar às operações tradicionais, porém, antes de realizá-las, é necessário que você deixe as células com o formato correto. Feito isso, basta apenas realizar as operações manualmente, ou usar as fórmulas da ferramenta.

Este procedimento é bastante rápido e prático, confira abaixo o passo a passo!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como somar horas no Excel

Passo 1: abra uma tabela do Excel, selecione todas as células que você quer que tenham o formato de hora e clique em “Geral” no menu superior.

Abra o Excel, selecione as células e clique em "Geral" no menu superior (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: com o menu aberto, selecione o item “Hora”.

No menu aberto em seguida, clique em "Hora" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: feito isso, a operação de soma será realizada normalmente, porém levando em conta as horas. Para este exemplo, utilizamos a função “=C3+D3”.

Selecione uma célula e realize a soma manual das horas (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: aperte “Enter” (Windows) ou “Return” (macOS) e verifique que a soma foi devidamente realizada.

Verifique que a soma foi realizada corretamente (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: a função de SOMA do Excel também funciona para células com formato de hora. Basta apenas que você digite na célula a fórmula “=SOMA(célula 1; célula 2)” ou “=SOMA(célula inicial: célula final)” para somar um intervalo.

Utilize a função SOMA para somar valores e intervalos (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: para realizar a subtração de horas, você também pode utilizar a função SOMA. No exemplo abaixo, utilizamos a fórmula “=SOMA(D3-C3)” para calcular a diferença entre o horário de saída e o horário de entrada.

Também é possível utilizar a função SOMA para fazer subtração de horas (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como alterar a formatação do Excel

Por padrão, a formatação de hora do Excel é hora:minuto:segundo, porém, caso queira alterar esta formação apenas para hora:minuto, pode fazer isso.

Passo 1: selecione todas as células que você quer que tenham o formato alterado.

Selecione as células do Excel que você quer formatar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: clique com o botão direito do mouse e, no meu aberto em seguida, clique em “Formatar céluals”.

Clique com botão direito e clique em "Formatar células" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: selecione “Personalizado” no menu lateral esquerdo e escolha um dos novos formatos. Para manter o formato hora:minuto, utilize o comando “hh:mm” e clique em “OK”.

Clique em "Personalizado" e digita "hh:mm" para colocar o formato horas:minutos (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: note que a formatação das horas foi alterada nas células.

Note que as horas da tabela assumiram o novo formato que você inseriu (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode somar e subtrair horas no Excel.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.