Publicidade

Como fazer PROCV no Excel | Guia Prático

Por  • Editado por Douglas Ciriaco |  • 

Compartilhe:
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

O editor de planilhas da Microsoft vai muito além desse simples recurso. Uma dica interessante para conhecer é como fazer PROCV no Excel, uma fórmula bem completa de buscas e que é mais simples de se usar do que pode parecer.

O que é PROCV no Excel?

Também conhecida como “Procura na Vertical” ou “VLOOKUP” em inglês, a PROCV é uma fórmula responsável por buscar dados de uma coluna (ou seja, na vertical). É bastante utilizada quando é necessário encontrar um item específico em uma planilha muito extensa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A fórmula possui a seguinte estrutura: =PROCV(valor procurado;intervalo da busca;índice da busca;procurar por valores aproximados).

Como fazer PROCV no Excel

Se preferir, use as colunas e linhas nas imagens como referência, alterando os nomes e títulos de acordo com a necessidade.

  1. Selecione uma célula;
  2. Coloque a célula com o valor procurado — exemplo: =PROCV(G3; ;
  3. Indique as colunas do intervalo — ex.: B:D;
  4. Insira o índice da coluna onde está o item que você quer buscar — no caso do exemplo, coluna "Origem", por isso o índice neste intervalor é 3;
  5. Indique se a pesquisa pode procurar valores aproximados (1 para sim, 0 para não);
  6. No exemplo abaixo, a fórmula final é =PROCV(G3;B:D;3;0).

E pronto. Com a fórmula devidamente ajustada, você pode começar a inserir itens que quer buscar.

No nosso exemplo, ao buscar o código “X10003”, a fórmula PROCV irá retornar a origem “MG” — valor informado na coluna de índice 3 do intervalo selecionado.

Para que serve a fórmula PROCV no Excel?

Além de pesquisar itens, outro principal objetivo da fórmula PROCV no Excel é para interligar informações de tabelas. Isso ajuda a evitar itens duplicados e também erros de digitação.

Portanto, a fórmula pode ajudar quem lida com grandes quantidades de dados e necessita organizá-los com precisão, ainda mais em arquivos com planilhas imensas.