Como fazer PROCV no Excel

Como fazer PROCV no Excel

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 10 de Março de 2022 às 09h00
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

O editor de planilhas da Microsoft vai muito além desse simples recurso. Uma das dicas mais interessantes para conhecer é como fazer PROCV no Excel, uma fórmula bem completa de buscas. É também uma das opções mais usadas na plataforma.

Embora a fórmula tenha muitos atributos, como digitar os números corretos de cada célula, sua utilização não é tão complexa quanto aparenta. Aprenda no tutorial a seguir como fazer a fórmula PROCV no Excel.

O que é e como fazer PROCV no Excel

Também conhecida como “Procura na Vertical” ou “VLOOKUP” em inglês, a PROCV é uma fórmula responsável por buscar dados de uma coluna (ou seja, na vertical). É bastante utilizada quando é necessário encontrar um item específico em uma planilha muito extensa.

A fórmula possui a seguinte estrutura: “=PROCV(valor procurado;intervalo da busca;índice da busca;procurar por valores aproximados)”. Colocamos tudo isso junto e sem espaçamento para você visualizar como deverá digitar o conteúdo das linhas e da coluna.

Agora sim, vamos exemplificar como fazer PROCV no Excel. Se preferir, use as colunas e linhas nas imagens como referência, alterando os nomes e títulos de acordo com a necessidade.

  1. Selecione a célula que você quer inserir a fórmula;

  2. Coloque o valor de busca. Neste exemplo, queremos buscar o valor que vai ser inserido na célula “G3”. Por isso, a fórmula será “=PROCV(G3;”;

    Como fazer PROCV no Excel: selecione a primeira coluna do intervalo que a fórmula irá buscar (Captura de tela: Matheus Bigogno)
  3. Selecione a primeira coluna da tabela e insira o intervalo da busca;

  4. Aperte a tecla “Shift” no teclado e selecione a última coluna do intervalo. A fórmula será atualizada para “=PROCV(G3;B:D;”, indicando que a busca será realizada entre as colunas B e D;

  5. Insira o índice na coluna que está o item que você quer buscar. Como neste exemplo estamos buscando a “Origem”, representada pela terceira coluna em relação ao “Código”, a fórmula ficará “=PROCV(G3;B:D;3;”;

  6. Preencha o campo que valida se a pesquisa pode procurar valores aproximados. Insira “1” em caso positivo ou “0” em caso negativo. A fórmula final ficará “=PROCV(G3;B:D;3;0)”.

    Insira 0 ou 1 para validar se a fórmula poderá buscar valores aproximados (Captura de tela: Matheus Bigogno)

E pronto. Com a fórmula devidamente ajustada, você pode começar a inserir itens que quer buscar. Ao buscar o código “X10003”, a fórmula PROCV irá retornar a origem “MG”.

Basta digitar o item a ser buscado e a fórmula retorna o valor correto (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Para que serve a fórmula PROCV no Excel?

Além de pesquisar itens, outro principal objetivo da fórmula PROCV no Excel é para interligar informações de tabelas. Isso ajuda a evitar itens duplicados e também erros de digitação. Portanto, a fórmula pode ajudar quem lida com grandes quantidades de dados e necessita organizá-los com precisão, ainda mais em arquivos com planilhas imensas.

Fonte: Microsoft

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.