Como calcular porcentagem no Excel

Como calcular porcentagem no Excel

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 04 de Março de 2022 às 09h55
Matheus Bigogno/Canaltech

Conhecer como calcular porcentagem no Excel pode ser algo extremamente importante no dia a dia, especialmente se você está em busca de entender melhor a relação entre determinados dados contidos em uma tabela.

Se esse é o seu caso, saiba que o editor de planilhas da Microsoft oferece a opção de criar fórmulas e ainda permite formatar as células para que o valor do resultado seja exibido de maneira mais apropriada. Confira abaixo mais informações!

Como calcular a porcentagem no Excel

Em termos gerais, a porcentagem indica um valor dividido por 100. Ou seja, ao pensar em 50% de um valor, isso quer dizer que você deverá multiplicá-lo por 50 e depois dividir o resultado por 100.

Já que o cálculo de porcentagem pode ser bem mais abrangente do que o exemplo indicado acima, vamos explorar alguns casos, como calcular a porcentagem de um valor em relação ao total, lucro ou até mesmo envolvendo desconto.

Para não ter que multiplicar alguns valores decimais por 100 ao final dos processos e facilitar as contas, selecione as células onde serão adicionadas as porcentagens, clique em “Geral” no menu superior e selecione “Porcentagem”.

Formate as células para que apareça o ícone (%) (Captura de tela: Matheus Bigogno )

1. Como calcular porcentagem de um valor no Excel

Nesse caso mais objetivo, se você quer calcular a porcentagem em cima de um valor, deve apenas multiplicá-lo pela sua porcentagem.

  1. Selecione uma célula, digite o sinal de "Igual" (=), insira o valor inicial (ou o nome da célula), o sinal de "Multiplicação" (*), o valor da porcentagem, seguido de seu símbolo (%).

  2. Na prática, para calcular 20% de 200, ficará "=B2*20%". Aperte "Enter" para visualizar o valor final.
Veja como calcular porcentagem no Excel de forma simples (Captura de tela: Matheus Bigogno)

2. Como calcular porcentagem de um valor em relação a outro

Caso o objetivo seja calcular a porcentagem de um número em relação ao total, o processo implica em pegar o valor em questão e dividi-lo pelo total.

  1. Selecione a célula, digite o sinal de "Igual", insira um valor total, adicione a "barra" (/) e inclua o valor total (ou sua célula). Para mais de um cálculo, você pode utilizar a opção de $ para travar o valor, como "B$9", por exemplo;

  2. Para este exemplo, o resultado ficará "=B9/B2".
Veja como calcular porcentagem de um valor em relação ao total (Captura de tela: Matheus Bigogno)

3. Como somar porcentagem no Excel

Para somar o percentual de um valor, como o valor de juros em um boleto atrasado, por exemplo, você precisa basicamente pegar o valor inicial, aplicar a porcentagem em cima dele e depois somá-lo com o montante inicial.

Nesse caso, é basicamente uma aplicação mais específica das opções listadas acima, então, alguns passos serão similares.

  1. Selecione uma célula, digite "Igual", insira o montante inicial, o sinal de adição (+), novamente o valor inicial vezes (*) o valor da porcentagem, seguido de seu sinal (%);

  2. Para este exemplo, o juros de 3% em cima de R$ 200, resultará em "=B2+B2*3%".
Veja como aplicar uma porcentagem de juros a um valor no Excel (Captura de tela: Matheus Bigogno)

4. Como calcular desconto no Excel

Para subtrair porcentagem, como o valor de desconto sobre um produto, o processo é similar ao do item anterior. Neste caso, em vez de somar, é necessário que você subtraia o valor.

  1. Selecione uma célula, digite "Igual", insira o montante inicial, o sinal de subtração (-), novamente o valor inicial vezes (*) o valor da porcentagem de desconto, seguido de seu sinal (%);

  2. Para este exemplo, 50% de desconto aplicado em R$ 200, resultará em "=B2-B2*50%".
Veja como calcular desconto no Excel (Captura de tela: Matheus Bigogno)

5. Como calcular a porcentagem de lucro no Excel

Existem várias formas de calcular a porcentagem de lucro, mas, para facilitar as contas, vamos fazer p cálculo em cima do valor bruto. Para isso, você precisa subtrair o preço de venda do de custo e dividir esse valor pelo preço de venda.

  1. Selecione uma célula, digite "Igual" e calcule a diferença entre o preço de venda e o preço de custo para achar o lucro. Para o exemplo, ficará "=C2-B2":

  2. Em seguida, pegue o lucro e divida pelo preço de venda. Ficará "=D2/C2". Caso queira simplificar os cálculos, utilize "=(C2-B2)/C2", que irá realizar a subtração antes da divisão.
Veja como calcular a porcentagem de lucro no Excel (Captura de tela: Matheus Bigogno)

A partir de agora você sabe como calcular porcentagem no Excel de diferentes maneiras.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.