Como calcular porcentagem no Excel
O Excel é um editor da Microsoft que possui inúmeras funções e ferramentas para aqueles que querem editar planilhas. Uma delas é a de inserir fórmulas que permitem calcular porcentagem, algo que pode auxiliar a entender melhor os números contidos na tabela.
- Excel online: ferramenta permite criar planilhas sem baixar nada
- 15 modelos de planilhas prontas que você pode usar no Excel
- Como ocultar e exibir linhas em uma planilha do Excel
Além disso, também é possível formatar as células para que o valor do resultado seja exibido de maneira mais apropriada. Este procedimento é bastante rápido e simples, confira a seguir o passo a passo!
Como calcular porcentagem no Excel
Passo 1: abra no Excel a planilha que você quer calcular porcentagens e marque todas as células que vão receber as fórmulas. No menu superior, acesse a aba “Página inicial”, expanda o item “Geral” e selecione a opção “Porcentagem”.
Assim, você não precisará multiplicar o resultado por 100, nem ter que inserir manualmente o símbolo de porcentagem (%).

Passo 2: em seguida, você pode calcular a porcentagem dividindo um número pela quantidade total. Para fazer isso, digite “=”, coloque a célula inicial, insira a “/” para realizar a divisão e preencha a célula que já possui o valor que representa o total.

Passo 3: para fazer essa alteração em mais células, é interessante que você mantenha fixado um dos valores, no caso, o que representa o total. Para fixar o valor de uma célula, insira o símbolo “$” entre a letra e o número.

Passo 4: aperte “Enter” (Windows) ou “Return” (macOS) e verifique que a porcentagem será calculada automaticamente.

Passo 5: com o valor total travado na fórmula, agora você pode clicar e arrastar o ponto inferior da célula para que as novas porcentagens sejam calculadas.

Pronto! Agora você pode utilizar o Excel para calcular porcentagem nas suas planilhas.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.