Como calcular porcentagem no Excel
Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Março de 2022 às 09h55
Aprender como calcular porcentagem no Excel pode facilitar o seu dia a dia, especialmente se você está em busca de entender melhor a relação entre determinados dados contidos em uma tabela.
- 15 modelos de planilhas prontas que você pode usar no Excel
- Como ocultar e exibir linhas em uma planilha do Excel
Como calcular a porcentagem no Excel
Em termos gerais, a porcentagem indica um valor dividido por 100. Ou seja, ao pensar em 50% de um valor, isso quer dizer que você deverá multiplicá-lo por 50 e depois dividir o resultado por 100.
Já que o cálculo de porcentagem pode ser bem mais abrangente do que o exemplo indicado acima, vamos explorar alguns casos, como calcular a porcentagem de um valor em relação ao total, lucro ou até mesmo envolvendo desconto.
Para não ter que multiplicar alguns valores decimais por 100 ao final dos processos e facilitar as contas, selecione as células onde serão adicionadas as porcentagens, clique em “Geral” no menu superior e selecione “Porcentagem”.
1. Como calcular porcentagem de um valor no Excel
Nesse caso mais objetivo, se você quer calcular a porcentagem em cima de um valor, deve apenas multiplicá-lo pela sua porcentagem.
- Selecione uma célula, digite "=", insira o valor inicial (ou o nome da célula), o sinal de "Multiplicação" (*), o valor da porcentagem, seguido de seu símbolo (%).
- Na prática, para calcular 20% de 200, ficará "=B2*20%". Aperte "Enter" para visualizar o valor final.
2. Como calcular porcentagem de um valor em relação a outro
Caso o objetivo seja calcular a porcentagem de um número em relação ao total, o processo implica em pegar o valor em questão e dividi-lo pelo total.
- Selecione a célula, digite o sinal de "=", insira um valor total, adicione a "barra" (/) e inclua o valor total (ou sua célula). Para mais de um cálculo, você pode utilizar a opção de $ para travar o valor, como "B$9", por exemplo;
- Para este exemplo, o resultado ficará "=B9/B2".
3. Como somar porcentagem no Excel
Para somar o percentual de um valor, como o valor de juros em um boleto atrasado, por exemplo, você precisa basicamente pegar o valor inicial, aplicar a porcentagem em cima dele e depois somá-lo com o montante inicial.
Nesse caso, é basicamente uma aplicação mais específica das opções listadas acima, então, alguns passos serão similares.
- Selecione uma célula, digite "=", insira o montante inicial, o sinal de adição (+), novamente o valor inicial vezes (*) o valor da porcentagem, seguido de seu sinal (%);
- Para este exemplo, o juros de 3% em cima de R$ 200, resultará em "=B2+B2*3%".
4. Como calcular desconto no Excel
Para subtrair porcentagem, como o valor de desconto sobre um produto, o processo é similar ao do item anterior. Neste caso, em vez de somar, é necessário que você subtraia o valor.
- Selecione uma célula, digite "=", insira o montante inicial, o sinal de subtração (-), novamente o valor inicial vezes (*) o valor da porcentagem de desconto, seguido de seu sinal (%);
- Para este exemplo, 50% de desconto aplicado em R$ 200, resultará em "=B2-B2*50%".
5. Como calcular a porcentagem de lucro no Excel
Existem várias formas de calcular a porcentagem de lucro, mas, para facilitar as contas, vamos fazer p cálculo em cima do valor bruto. Para isso, você precisa subtrair o preço de venda do de custo e dividir esse valor pelo preço de venda.
- Selecione uma célula, digite "=" e calcule a diferença entre o preço de venda e o preço de custo para achar o lucro. Para o exemplo, ficará "=C2-B2":
- Em seguida, pegue o lucro e divida pelo preço de venda. Ficará "=D2/C2". Caso queira simplificar os cálculos, utilize "=(C2-B2)/C2", que irá realizar a subtração antes da divisão.
A partir de agora você sabe como calcular porcentagem no Excel de diferentes maneiras.