Publicidade

Samsung pode lançar TV com tecnologia rival do OLED da LG no início de 2022

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Julho de 2021 às 07h30

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung lançou recentemente a linha de TVs Neo QLED, cujo principal diferencial é o uso do miniLED para iluminar o painel LCD. Além de contraste superior, devido ao tamanho reduzido das lâmpadas e o consequente aumento no número de zonas de iluminação, a tecnologia também apresenta níveis significativamente mais altos de brilho. No entanto, a empresa não parece satisfeita e pretende lançar uma resposta direta ao OLED, chamada QD-OLED.

A motivação para isso é que as TVs OLED ainda são as preferidas de quem prefere cores mais vibrantes e maior contraste, ainda que estejam suscetíveis ao chamado burn-in, artefato em que uma imagem é "queimada" e permanece no painel, mesmo após a mudança da cena. No momento, a LG é a principal fornecedora de painéis OLED para televisores, e referência no setor.

QD-OLED deve chegar em 2022

Continua após a publicidade

Segundo fontes do site The Korea Economic Daily, a Samsung prepara TVs QD-OLED de 55 e 65 polegadas para o início de 2022. A empresa demonstraria os novos painéis durante a CES 2022, assim como fez com o Neo QLED em 2021. O fornecimento das telas ficaria a cargo da Samsung Display, em vez da LG, como havia sido especulado no passado.

O Quantum Dot OLED, ou QD-OLED, é uma combinação dos pontos quânticos presentes nas TVs QLED da Samsung, com maior brilho e precisão de cores, com painéis OLED e o contraste avançado que proporcionam como consequência do funcionamento dessa tecnologia, em que cada pixel atua como um LED independente que acende e apaga conforme a necessidade.

Novidade deve se posicionar entre o MicroLED e o QLED

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o portal coreano, o QD-OLED não deve ser a única aposta da Samsung no segmento premium — a empresa também deve começar a trabalhar com o MicroLED. Evolução do miniLED, a tecnologia utiliza milhões de LEDs minúsculos para iluminar o painel LCD, aumentando ainda mais o contraste e o brilho.

Acredita-se que o MicroLED possa entregar qualidade próxima à do OLED no quesito, com a vantagem de não contar com diodos orgânicos e assim não estar suscetível ao burn-in e outros problemas semelhantes. A Samsung já trabalha com a tecnologia, mas focada em outdoors e painéis para ambientes públicos com a linha The Wall, em tamanhos acima das 1.000 polegadas.

Assim, as fontes indicam que a gigante sul-coreana deve dedicar o MicroLED aos televisores mais premium da família, onde hoje estão posicionadas as Neo QLED 8K. Os modelos equipados com QD-OLED devem então encontrar um lugar acima das variantes QLED tradicionais, mas abaixo do MicroLED, possivelmente substituindo as atuais soluções Neo QLED 4K da empresa.

Continua após a publicidade

Fonte: TechRadar, SamMobile, The Korea Economic Daily