Samsung pode lançar TV com tecnologia rival do OLED da LG no início de 2022

Samsung pode lançar TV com tecnologia rival do OLED da LG no início de 2022

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 28 de Julho de 2021 às 07h30
Samsung

A Samsung lançou recentemente a linha de TVs Neo QLED, cujo principal diferencial é o uso do miniLED para iluminar o painel LCD. Além de contraste superior, devido ao tamanho reduzido das lâmpadas e o consequente aumento no número de zonas de iluminação, a tecnologia também apresenta níveis significativamente mais altos de brilho. No entanto, a empresa não parece satisfeita e pretende lançar uma resposta direta ao OLED, chamada QD-OLED.

A motivação para isso é que as TVs OLED ainda são as preferidas de quem prefere cores mais vibrantes e maior contraste, ainda que estejam suscetíveis ao chamado burn-in, artefato em que uma imagem é "queimada" e permanece no painel, mesmo após a mudança da cena. No momento, a LG é a principal fornecedora de painéis OLED para televisores, e referência no setor.

QD-OLED deve chegar em 2022

Segundo fontes do site The Korea Economic Daily, a Samsung prepara TVs QD-OLED de 55 e 65 polegadas para o início de 2022. A empresa demonstraria os novos painéis durante a CES 2022, assim como fez com o Neo QLED em 2021. O fornecimento das telas ficaria a cargo da Samsung Display, em vez da LG, como havia sido especulado no passado.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O QD-OLED combinará o alto brilho e a precisão de cores dos pontos quânticos com o contraste profundo do OLED (Imagem: Divulgação/Samsung)

O Quantum Dot OLED, ou QD-OLED, é uma combinação dos pontos quânticos presentes nas TVs QLED da Samsung, com maior brilho e precisão de cores, com painéis OLED e o contraste avançado que proporcionam como consequência do funcionamento dessa tecnologia, em que cada pixel atua como um LED independente que acende e apaga conforme a necessidade.

Novidade deve se posicionar entre o MicroLED e o QLED

Ainda de acordo com o portal coreano, o QD-OLED não deve ser a única aposta da Samsung no segmento premium — a empresa também deve começar a trabalhar com o MicroLED. Evolução do miniLED, a tecnologia utiliza milhões de LEDs minúsculos para iluminar o painel LCD, aumentando ainda mais o contraste e o brilho.

Acredita-se que o MicroLED possa entregar qualidade próxima à do OLED no quesito, com a vantagem de não contar com diodos orgânicos e assim não estar suscetível ao burn-in e outros problemas semelhantes. A Samsung já trabalha com a tecnologia, mas focada em outdoors e painéis para ambientes públicos com a linha The Wall, em tamanhos acima das 1.000 polegadas.

Já presente nos painéis para outdoors, o MicroLED da Samsung pode estrear em TVs comuns em 2022 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Assim, as fontes indicam que a gigante sul-coreana deve dedicar o MicroLED aos televisores mais premium da família, onde hoje estão posicionadas as Neo QLED 8K. Os modelos equipados com QD-OLED devem então encontrar um lugar acima das variantes QLED tradicionais, mas abaixo do MicroLED, possivelmente substituindo as atuais soluções Neo QLED 4K da empresa.

Fonte: TechRadar, SamMobile, The Korea Economic Daily

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.