QLED: o que é a tecnologia usada em TVs

Por Felipe Freitas | 25 de Junho de 2020 às 19h30
Tudo sobre

Samsung

Saiba tudo sobre Samsung

Ver mais

Em 2019, foi anunciado pela Samsung, um novo tipo de tecnologia de TV chamada QLED, prometendo uma nova experiência com cores e ambientação. Mas o que são as essas TVs QLED? como elas funcionam? quais as diferenças entre OLED e QLED? e como ela se destaca no mercado? Nós, do Canaltech, vamos responder essas perguntas nas próximas linhas!

O que são as TVs QLED e como elas funcionam?

O nome QLED vem do uso da tecnologia quantum dot em um painel LED. A tecnologia de TV que funciona através de uma camada de pontos quânticos, em frente a um painel de luz com fundo regular de LEDs. É composta por pequenas partículas, cada uma emitindo sua própria cor individual.

As partículas com tamanho aproximado entre 2 e 10 nanômetros, determinam o comprimento da onda de luz emitida, assim todo um novo espectro de cores é possível. É inclusive afirmado pela Samsung, que os pontos quânticos permitem mais de um bilhão de cores.

Com aposta no design, TV permite o uso de molduras para acentuar o aspecto de obra de arte — Foto: Samsung (Divulgação/Samsung)

O conceito das TVs QLED, vai para além de uma tecnologia de tela. Por conta de sua grande gama de cores a tecnologia tem sido utilizada para transformar seu aparelho de TV em uma verdadeira obra de arte.

Atualmente na terceira geração de TVs de pontos quânticos, as partículas possuem um novo núcleo e revestimento, ambos de liga de metal. Esse aprimoramento permite uma maior precisão em cores de pico mais alto, o que pode ser muito interessante para o futuro das galerias de arte e também da sua sala de estar.

Quais as diferenças entre OLED e QLED?

O tipo de iluminação é o que definitivamente diferencia as duas tecnologias. As TVs de pontos quânticos ainda contam com um sistema de transmissão de luz através de um fundo LED, este funciona em zonas, entretanto, o sistema OLED produz sua própria luz por meio de materiais orgânicos. Dessa forma, o conceito da primeira tecnologia é de uma iluminação “transmissiva” enquanto o da segunda é “emissiva”.

Todos os modelos QLED da Samsung possuem um sistema LED com iluminação de borda, esta configuração permite uma divisão de zonas de escurecimento. O Modelo principal, Q9 possui 32 blocos de escurecimento, enquanto outros modelos Q tem 12, esses são usados para controlar a luz. Assim, ter uma maior quantidade de escurecimento de blocos, permite diferentes níveis de escurecimento em áreas diferentes da tela.

Sendo assim, a experiência difere bastante de uma tecnologia para a outra. Embora efetivamente as TVs OLED possam produzir melhores tons de preto, as TVs de pontos quânticos ainda podem ficar muito mais brilhantes, gerando uma melhor experiência em conteúdo HDR (High Dynamic Range). Outra principal diferença entre as duas tecnologias é o preço. As TVs OLED ainda são consideradas relativamente caras em relação a concorrente.

Como as QLEDs se destacam no mercado?

Além de seu design inovador, a marcante característica em cores nas TVs QLED, devido aos pontos quânticos de nanocristais que transmitem a luz recebida da camada de LED, garante o seu diferencial na transmissão de conteúdo HDR, com cores mais vibrantes e alto contraste de brilho.

A liderança em tecnologia QLED, atualmente pertence à Samsung, que é a "mãe" e principal referência da tecnologia. Além da empresa sul-coreana, temos a TCL que também vende as TVs QLED, entretanto, suas telas são fabricadas pela Samsung.

55" The Frame QLED 4K TV — Foto: Samsung (Divulgação/Samsung)
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.