Nova linha QLED da Samsung mescla recursos da The Frame com a Bixby

Tudo sobre

Samsung

A Samsung apresentou, em evento na cidade de Nova Iorque, sua nova linha de televisores QLED, inaugurando uma nova geração nesta tecnologia de reprodução de cores. Além de um visual novo, os novos modelos podem exibir conteúdo com a tela "desligada" e também respondem aos comandos pela Bixby.

Quase uma The Frame

A The Frame, lançada em 2017, inaugurou uma forma de eliminar o bloco preto que é a tela desligada na sala do usuário. Com baixo consumo de energia e ferramentas para medir o balanço de branco do local, este televisor exibe quadros e transformam a TV em um pedaço da decoração. Os modelos QLED, mais simples e menos requintados, agora também podem exibir conteúdo mesmo quando o usuário desliga o aparelho de TV.

Samsung apresenta a linha QLED 2018 (Foto: André Fogaça/Canaltech)

A mudança fica no tipo de conteúdo exibido. Enquanto a The Frame é focada em quadros e arte, as novas QLED exibem informações sobre previsão do tempo, notícias, funcionar como reprodutor de músicas e até o trânsito na região.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Outra novidade é a real conexão única com o televisor. Até a geração lançada em 2017, a TV precisava de dois cabos para funcionar: um para conectar com a tomada e outro, de fibra ótica e muito mais fino, que recebe toda a informação das conexões que existem na caixa One Connect - onde ficam as portas HDMI, USB, Ethernet e outras. Este único cabo pode ter até 15 metros, o que ajuda na hora de instalar a TV em um local sem tomadas por perto, por exemplo.

(Foto: Divulgação/Samsung)

Por fim, a tecnologia Direct Full Array permite que áreas diferentes da TV iluminem de forma independente, aproximando o LCD que está na QLED do OLED de outras fabricantes. Ainda não garante contraste quase que infinito, mas fica ainda mais perto do que os atuais QLED estão.

Olá Bixby!

Outra novidade é a inserção da Bixby, assistente pessoal que a Samsung lançou em 2017 e que até agora está apenas em smartphones da linha S, Note e o A8 de 2018. Esta é uma resposta da Samsung para a LG e sua parceria com o Google Assistente. Ainda é incerto o que a assistente da Samsung poderá fazer para algo além de controlar volume, canal, exibir conteúdo de serviços como Netfliz e Amazon Prime Video, ou sintonizar uma entrada de sinal específica.

Ao todo serão 16 novos modelos QLED, seguindo assim: Q9F com tamanhos de 65, 75 e 88 polegadas; Q8F com 55, 65 e 75 polegadas; Q7C trabalhando com 55 e 65 polegadas; Q7F que vem com 55, 65 e 75 polegadas e a Q6F com 49, 55, 65, 75 e 82 polegadas.

Mais do que QLED

(Foto: Divulgação/Samsung)

Além dos modelos de alto desempenho e custo, há também versões mais simples em 4K com os NU8500 e NU8000 que também contam com suporte para Bixby e o One Connect. Indo para modelos ainda mais simples, há NU7100 e NU7300 em tamanhos de 75, 65, 55, 50, 43 e 40 polegadas. Os dois últimos modelos não contam com a Bixby.

Todos os aparelhos de TV chegam ao mercado internacional ainda neste mês, mas sem informações sobre preço de cada um. O Canaltech perguntou para a Samsung do Brasil se eles serão lançados. Sabemos que sim, serão, mas não há informações sobre quais modelos vão para o Brasil.

O jornalista viajou para Nova Iorque a convite da Samsung.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.