O que é resolução: entenda diferenças e o que muda na qualidade da imagem

O que é resolução: entenda diferenças e o que muda na qualidade da imagem

Por Matheus Bigogno Costa | 29 de Fevereiro de 2020 às 16h00

Você com certeza já ouviu falar sobre resolução quando estava pesquisando sobre algum monitor para game, smartphone ou TV. O termo já está inserido em nosso cotidiano sempre que nos referimos a imagens ou displays, em geral. Confira neste artigo o que quer dizer resolução e por que ela é tão importante nos dispositivos que usamos.

O que é resolução

Quando tratamos de resolução de imagem, ela descreve o nível de detalhamento que esta imagem possui. O termo pode ser utilizado para imagens impressas ou digitais, filmes e outros tipos de imagem que são dispostos em algum tipo de display.

Uma alta resolução significa que esta imagem tem um maior detalhamento do que uma imagem que tem uma baixa resolução. Ela pode ser medida de várias formas: por medidas métricas ou por linhas e colunas de pixels, por exemplo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Comparação entre imagens de diversas resoluções / Imagem: Reprodução

Na prática, isto indica que uma foto 3x4 tem uma resolução de 3 cm de largura por 4 cm de altura. Porém, com a universalização da internet e de seus conhecimentos, atualmente atribuímos resolução para tratar de pixels dos dispositivos que utilizamos.

Pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital e a ele pode ser atribuído apenas uma cor. Um conjunto de pixels pode formar uma imagem completa com alguma resolução específica. Então, a resolução refere-se diretamente à densidade de pixels por unidade de área, e não ao número total do display.

Uma boa resolução pode fazer diferença

Dependendo da atividade que você irá exercer, a resolução poderá afetar a experiência. Uma tela em IMAX possui uma resolução muito maior do que uma tela de cinema convencional, ou uma TV 4K oferece uma imagem mais nítida que uma TV LED.

No entanto, uma alta resolução vem com um alto custo de processamento. Processar mais pixels é mais caro computacionalmente do que processar menos. Fazer estes processamentos a 60 frames por segundo, é uma tarefa que pode custar ao hardware.

A resolução pode fazer diferença quando você está jogando algum jogo competitivo / Imagem: Reprodução

Em jogos, baixas resoluções podem causar certos serrilhados que não são tão bem processados ao aparecerem na tela. Por isso, existem alguns filtros chamados Anti-Aliasing, que fazem a correção da imagem, parecendo que ela está mais nítida, porém é uma tarefa que custará muito processamento.

Atualmente, diversas TVs fazem a interpolação de frames, fazendo com que serrilhados característicos de filmagens sejam perdidos, aumentando ainda a nitidez da imagem. Quanto maior a resolução, maior será a nitidez desta função.

Tipos de resolução

Quando a resolução é mostrada em formato de pixels, isso significa que o primeiro número é a quantidade de colunas (largura) de pixels e o segundo é número de linhas (altura) de pixels.

A partir do 4K, passa-se a levar em consideração a largura em vez da altura / Imagem: Reprodução

Por exemplo, a resolução de 480p é escrita como 640 x 480, por exemplo. No entanto, o oposto acontece quando se trata de resoluções acima de 4K, que é dado devido a sua altura composta de 3840 pixels e o 8K com 7680 pixels.

  • 720p: é um formato que utiliza 1280 x 720 (1280 pixels de largura por 720 pixels de altura);
  • 1080p: é um formato que utiliza 1920 x 1080 (1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura);
  • 1440p: é um formato que utiliza 2560 x 1440 (2560 pixels de largura por 1440 pixels de altura);
  • Resolução 4K: é um formato que utiliza 3840 x 2160 (3840 pixels de largura por 2160 pixels de altura);
  • Resolução 8K: é um formato que utiliza 7680 x 4320 (7680 pixels de largura por 4320 pixels de altura);
  • Resolução 10K: é um formato que utiliza 10240 x 4320 (10240 pixels de largura por 4320 pixels de altura).

E a evolução das telas não vai parar por aí, muitas empresas já estão investindo esforços em vídeos e dispositivos de resolução 12K. E você, o que acha da evolução das telas e da resolução? Deixe nos comentários qual a resolução do seu monitor ou da sua TV.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.