Como saber se a TV é compatível com AirPlay

Como saber se a TV é compatível com AirPlay

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 16 de Setembro de 2021 às 12h00
Divulgação/Apple

O AirPlay é um recurso bastante útil de compartilhamento de conteúdo, em que é possível espelhar a tela de iPhones, iPads e MacBooks com somente um toque. Nem todas as televisões são compatíveis com o serviço, mas grande parte dos modelos mais novos dá suporte — especialmente das marcas mais populares, como a Samsung, Sony, LG e Vizio.

Se você quer aproveitar a função e está de olho em uma TV nova, é bom saber se ela é compatível antes de fazer a compra. Existem alguns passos básicos para descobrir se a sua televisão é compatível com o AirPlay, e o Canaltech te ajuda a descobrir quais são.

A televisão precisa ser Smart

Caso a TV não seja Smart, é possível comprar acessórios adicionais para espelhar a tela (Imagem: Divulgação/LG)

O AirPlay depende de uma conexão wireless para funcionar, portanto uma Smart TV é necessária para estabelecer a conexão entre o dispositivo Apple e a televisão. Caso contrário, será necessário um acessório externo para espelhar conteúdos: segundo o site oficial da Apple, o AirPlay é compatível com o Roku Express — é possível fazer conexão com Chromecast, Fire TV e outros produtos semelhantes por meio de aplicativos produzidos por terceiros.

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A televisão precisa estar na lista oficial de dispositivos compatíveis

Modelos mais novos possuem compatibilidade com AirPlay (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Apple tem uma grande lista em seu site oficial, com todos os dispositivos que são compatíveis com o AirPlay — não somente televisões, mas também caixas de som e soundbars. Caso o modelo que você está de olho esteja na lista, pode ir sem medo que ele será compatível. São eles:

  • AOC: AOC Roku TV
  • ATVIO: ATVIO Roku TV
  • Hitachi: Hitachi Roku TV
  • InFocus: InFocus Roku TV
  • LG: LG NanoCell NANO séries 8 e 9 (2020)
    LG NanoCell séries SM 9 e 8 (2019)
    LG OLED (2018, 2019, 2020)
    LG SuperUHD séries SK9 e SK8 (2018)
    LG UHD série UK62 ou posterior e série UK7 (2018)
    LG UHD séries UM 7 e 6 (2019)
    LG UHD série UN 8 (2020)
    LG UHD série UN 71 ou posterior (2020)
  • Philco: Philco Roku TV
  • Roku: Roku Element TV (séries 400 e 450)
    Roku Express (2017, 2019)
    Roku Express+ (2017, 2019)
    Roku Hisense TV (séries R6, R7 e R8)
    Roku JVC TV (séries Select, Premier e Elite)
    Roku Magnavox TV (55MV379R/F7, 65MV379F/F7)
    Roku onn. TV (10012588, 100024699, 100012584, 100005396, 100005397, 100012587, 100012585, 100012586)
    Roku Philips TV (série 4000)
    Roku Premiere
    Roku Premiere+
    Roku RCA TV (RTRQ6522-US, RTRU5027-US, RTRU5527-W, RTRU6527-US, RTRQ5522-US, RTRU4927-US)
    Roku Sanyo TV (FW50R79FC, FW55R70F, FW55R79FC, FW65R70F, FW65R79FC)
    Roku Sharp TV (2T-C45CF2UR, 4T-C60CL2UR)
    Roku Streambar
    Roku Streambar Pro
    Roku Streaming Stick
    Roku Streaming Stick+
    Roku Streaming Stick+ Headphone Edition
    Roku TCL TV (séries 4, 5, 6 e 8)
    Roku Ultra (2019, 2020)
    Roku Ultra LT
    Roku Westinghouse TV (séries UX e UT)
    Roku 3 (2013)
  • Samsung: Samsung FHD/HD séries 4 e 5 (2018)
    Samsung QLED 4K séries Q6, Q7, Q8 e Q9 (2018, 2019, 2020)
    Samsung QLED 8K série Q9 (2019, 2020)
    Samsung série The Frame (2018, 2019, 2020)
    Samsung série Serif (2019, 2020)
    Samsung UHD séries 6, 7 e 8 (2018, 2019, 2020)
  • Sony: Sony série A8H (2020)
    Sony série A9F (2018))
    Sony série A9G (2019))
    Sony série A9S (2020)
    Sony série X80H (2020)
    Sony série X80J (2021)
    Sony série X85G (modelos de 55, 65, 75 e 85 pol. de 2019)
    Sony série X85H (2020)
    Sony série X85J (2021)
    Sony série X90H (2020)
    Sony série X90J (2021)
    Sony série X91J (2021)
    Sony série X95G (2019)
    Sony série X95H (2020)
    Sony série X95J (2021)
    Sony série Z8H (2020)
    Sony série Z9F (2018)
    Sony série Z9G (2019)
    Sony série Z9J (2021)
  • VIZIO: VIZIO OLED (2020)
    VIZIO Quantum X série P (2019 e 2020)
    VIZIO Quantum série M (2019 e 2020)
    VIZIO Quantum série P (2018, 2019 e 2020)
    VIZIO série D (2018 e 2019)
    VIZIO série E (modelos UHD de 2016, 2017 e 2018)
    VIZIO série M (2016, 2017 e 2018)
    VIZIO série P (2016, 2017 e 2018)
    VIZIO série V (2019 e 2020)

Visualização do ícone do AirPlay por dispositivo Apple

Ícone do AirPlay indica que o recurso está disponível para uso (Imagem: Apple)

Em geral, quando um dispositivo Apple detecta a presença de uma televisão compatível com o AirPlay, ele logo deverá mostrar um ícone no canto superior direito da tela dos MacBooks, ou na central de controle dos produtos com iOS ou iPadOS. Porém, no MacOS poderá ser necessário ativar a função via menu de configurações — basta entrar nas preferências de tela, e na parte inferior aparecerá o seletor de liga/desliga do AirPlay.

AirPlay pode ser ativado via menu de preferências de display (Imagem: Business Insider)

Possíveis problemas

Para funcionar, dispositivos precisam estar conectados na mesma rede Wi-Fi (Imagem: Divulgação/Apple)

Caso o ícone do compartilhamento de tela não esteja aparecendo, ou o menu de preferências de display não dê a opção de ativar o AirPlay, é bem provável que o problema esteja na conexão de internet. Por isso é importante seguir alguns passos básicos.

Checar o funcionamento de todos os dispositivos: a televisão deve estar plugada na tomada e em funcionamento padrão — caso a TV tenha acabado de ser ligada (ou a internet tenha sido reiniciada), vale a pena esperar alguns segundos para o estabelecimento correto da conexão.

Checar as configurações de Wi-Fi: é imprescindível que a televisão e o dispositivo Apple estejam conectados na mesma rede Wi-Fi, por isso sempre é bom entrar nos menus de configuração e ter certeza que este é o caso. É importante desativar o modo avião, quando estiver acionado.

Checar as atualizações de software e sistema: caso o problema persista, uma solução útil pode ser atualizar o sistema operacional da televisão, assim como o iOS, iPadOS e MacOS, além de todos os aplicativos correspondentes à captura de tela. Também pode ser necessário atualizar o firmware do roteador de internet.

Checar configurações de áudio: caso a imagem funcione normalmente mas o som não esteja sendo emitido pela televisão, é possível que um dos dispositivos conectados esteja no mudo

Reiniciar dispositivos: é possível que algum bug desconhecido esteja impedindo a conexão entre o dispositivo Apple e a televisão. Para resolver esta situação, pode ser útil reiniciar todos os aparelhos envolvidos, além de tirar a TV da tomada por alguns instantes.

Fonte: Business Insider, Apple

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