Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple alerta que vibrações de motocicletas podem danificar câmeras de iPhones

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Setembro de 2021 às 09h55

Link copiado!

uBuy
uBuy
Tudo sobre Apple

Uma nova seção do manual de vários modelos de iPhones indica que os aparelhos podem ser danificados quando expostos à vibração contínua de motores de motocicletas ou similares. O problema estaria ligado diretamente ao sistema de estabilização óptica das lentes traseiras, gerando preocupação em trabalhadores que fazem entregas e precisam usar o celular como GPS.

Todos os modelos a partir do iPhone 6 Plus podem ser afetados pelas vibrações. A marca especifica também o iPhone 6S Plus, iPhone 7 e iPhone SE (2020), aparelhos que possuem estabilização óptica de imagem em pelo menos uma de suas lentes. Nessa função, a redução de tremidas é feita com uma série de componentes mecânicos, que podem ser afetados se expostos a vibrações de alta amplitude, como as de motocicletas.

Além disso, a Apple também fez o mesmo alerta em relação à aparelhos que trazem a tecnologia de foco automático de loop fechado (closed-loop). Essa função está disponível em todos os modelos a partir do iPhone XS, e utiliza sensores magnéticos que identificam movimentações e vibrações, com uma compensação mecânica para preservar o foco em vídeos e panoramas.

Continua após a publicidade

A marca afirmou que ambos os sensores foram feitos com um foco em durabilidade, mas o tempo útil de alguns componentes pode ser reduzido caso expostos às vibrações, e por isso não recomenda a fixação direta dos aparelhos em guidões ou chassis das motocicletas. A marca não faz menção a smartphones que ficam no bolso durante um passeio de moto, mas é possível esperar que os efeitos danosos sejam amenizados pela absorção de parte da vibração pelo corpo.

Além disso, a Apple indicou que scooters ou mopeds — veículos com motores de menos rotações ou até mesmo elétricos — trazem menos riscos aos iPhones. Para qualquer um dos casos, a marca indica a diminuição de períodos prolongados de exposição dos aparehos a essas condições, ou até mesmo o uso de amortecedores de vibrações nas motocicletas.

Fonte: DigitalTrends