Publicidade

Será difícil banir Huawei do leilão do 5G no Brasil, afirma Hamilton Mourão

Por| 17 de Julho de 2020 às 14h30

Link copiado!

Será difícil banir Huawei do leilão do 5G no Brasil, afirma Hamilton Mourão
Será difícil banir Huawei do leilão do 5G no Brasil, afirma Hamilton Mourão

Desde o início do ano, o setor de telecomunicação brasileiro vem se movimentando na expectativa do leilão do 5G, que até teve sua portaria publicada, mas pode ser adiado para o ano que vem devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Outra questão envolve a presença ou não da Huawei, tendo em vista que a empresa chinesa é um dos alvos da guerra comercial entre EUA e China e está tendo sua infraestrutura banida de alguns países.

Mas o mesmo não deve acontecer no Brasil. Pelo menos é o que afirmou o vice-presidente Hamilton Mourão em entrevista ao UOL. Para ele, o fato de que a empresa já atua no País há anos é um fator que dificultaria uma ação do tipo.

“A Huawei já está aqui. A Huawei já está há mais de 10 anos aqui no Brasil. Parte da nossa rede de 4G usa os equipamentos da Huawei. As nossas operadoras não podem da noite para o dia simplesmente retirar isso”, disse.
Continua após a publicidade

Outro fato complicador é que muitos equipamentos já instalados pela companhia chinesa poderiam ser aproveitados durante a implementação do 5G. No entanto, tudo isso pode mudar dependendo do desenrolar da guerra comercial entre os dois países e até mesmo dos resultados das eleições presidenciais norte-americanas.

Durante a entrevista, Mourão lembrou que “pressões irão ocorrer nesse sentido”. Isso porque o atual presidente Donald Trump tem a Huawei como um dos alvos constantes nos seus discursos. A situação possa mudar caso o pretendente à Casa Branca não consiga a reeleição e perca o posto para o democrata Joe Biden.

Fonte: UOL