Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Claro lança 5G na frequência de 2,3 GHz em São Paulo e Brasília

Por| Editado por Claudio Yuge | 22 de Dezembro de 2021 às 19h40

Link copiado!

D3sign Getty Images
D3sign Getty Images

São Paulo e Brasília são as primeiras capitais do país a receberem a rede 5G da Claro na faixa de frequência de 2,3 GHz, adquirida pela operadora no Leilão do 5G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em novembro. Antes do lançamento da novidade, a empresa fez diversos testes: o mais recente na etapa da Stock Car 2021 no Autódromo de Interlagos (SP).

Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro para consumo e pequenas e médias empresas (PMEs), aponta que a Claro sempre esteve atuante no 5G. “Desde a montagem dos laboratórios de homologação da tecnologia até a condução de pilotos e demonstrações experimentais ao lado de fornecedores e parceiros”, diz.

Segundo ele, o 2,3 GHz é um espectro "coringa", que pode ser utilizado tanto para o 5G quanto para o 4,5G. “Com ele, avançamos mais um passo. É uma faixa de frequência que tem alta capacidade de transmissão e se adapta muito bem à realidade das capitais”, aponta.

Continua após a publicidade

Regiões atendidas com 5G

Em Brasília, a novidade chega inicialmente à Asa Norte, onde fica a primeira antena com o 2,3 GHz ativo na capital federal. A operadora diz que, nos próximos dias, serão liberados pontos estratégicos da Asa Sul e do Setor Comercial. Após a ativação, smartphones compatíveis mediram velocidades de 700 Mbps na rede.

Já em São Paulo, as duas primeiras localidades são os bairros Itaim e Vila Nova Conceição. Clientes da Claro com planos ativos e aparelhos compatíveis com a tecnologia 5G na faixa de 2,3 GHz já estão aptos a navegar na rede nesses bairros. Para o primeiro trimestre de 2022, está prevista a ampliação para a região da Marginal Pinheiros.

Continua após a publicidade

Além disso, a banda espectral da frequência vai permitir que mais usuários se conectem a uma mesma antena. “A Claro está pronta para a revolução que o 5G vai trazer. Fomos os primeiros a oferecer o 4,5G e, depois, o 5G DSS”, lembra Teixeira. “Agora, aguardamos a liberação da faixa de 3,5 GHz para levar mais essa experiência a nossos clientes.”