Publicidade

Algar Telecom lança 5G em frequência vendida no leilão da Anatel; veja onde

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Dezembro de 2021 às 23h00

Link copiado!

Envato/deyangeorgiev
Envato/deyangeorgiev

Franca (SP), Uberlândia e Uberaba (ambas em MG) são as primeiras cidades brasileiras a ter serviço 5G em frequências adquiridas no leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo a Algar Telecom, que opera nos municípios, ao menos 30% deles já recebem o sinal de internet de quinta geração.

O 5G da empresa opera no espectro de frequência de 2,3 GHz, adquirido pela empresa por R$ 57 milhões. Os moradores das três localidades com aparelhos compatíveis já poderão experimentar a inovação. Segundo a companhia, a internet é mais veloz e não tem problemas de conexão.

Continua após a publicidade

Segundo a Algar Telecom, o lançamento rápido foi possível porque a faixa de 2,3 GHZ já estava livre para uso. A operadora investiu em estruturas de redes de transporte, core de rede e nas plataformas de serviço. A companhia tem, ainda, cinco lotes na frequência de 26 GHz e um na de 3,5 GHz.

Veja quais bairros já têm o 5G da Algar Telecom:

Uberlândia

Aclimação, Alto Umuarama, Brasil, Buritis, Centro, Chácaras Ibiporá, Gávea, Gávea Sul, Granja Marileusa, Jardim das Acácias, Jardim Karaíba, Jardins Barcelona, Jardins Gênova, Marta Helena, Martins, Nova Uberlândia Santa Monica, Paradiso, Shopping Park, Tibery, Tubalina e Umuarama

Continua após a publicidade

Uberaba

Abadia, Leblon, Centro, Conjunto Frei Eugenio, Jardim América, Nossa senhora da Abadia, Parque das Acácias, Rodoviária Santa Maria, Santa Marta, São Benedito, Universitário e Vila Celeste

Franca

Centro, Cidade Nova, Industrial, Jardim Angela, Jardim Francano, Parque Progresso, Rosa e Vila Santa Cruz

Continua após a publicidade

No primeiro trimestre de 2022, o 5G da empresa deve chegar a mais cidades. As incluídas nos planos são: Itumbiara (GO), Patos de Minas (MG), Pará de Minas (MG), Ituiutaba (MG) e Nova Serrana (MG).

Características do 5G

A tecnologia 5G vai permitir conectividade móvel de banda larga com maior velocidade e menor latência (tempo mínimo de resposta da rede). Essa infraestrutura vai possibilitar a criação de novos serviços, bem como a conexão de pessoas e objetos.

Continua após a publicidade

Além disso, vai ser possível conectar mais dispositivos e transmitir mais dados nas faixas do espectro. Os dispositivos 5G são mais eficientes, o que garante mais economia e auxilia a sustentabilidade.

A expectativa é que o 5G impulsione as indústrias automobilística, agropecuária, de saúde e bem-estar, de manufatureira e de logística. Para a Anatel, com a elevada digitalização proporcionada, os conceitos de indústria 4.0 e agro 4.0 podem se tornar viáveis.

Fonte: InfoMoney