Claro anuncia as três primeiras cidades com rede LTE 4G do Brasil

Por Redação | 22 de Agosto de 2012 às 15h10

Uma boa notícia para quem estava esperando ansiosamente pelo lançamento da tecnologia 4G no Brasil! A Claro, que também foi a pioneira no lançamento da operação 3G, anuncia os primeiros testes de sua rede 4G no Brasil. Paulo Bernardo, ministro das Telecomunicações, estava presente no evento Qualcomm 2012, onde foi dada a notícia.

As primeiras redes LTE 4G da Claro começarão a funcionar em Campos do Jordão (SP), Búzios e Paraty (RJ), cidades escolhidas para que a operadora realize uma espécie de teste. Segundo o presidente da Claro, Carlos Zenteno, a empresa deseja testar exaustivamente a rede, aplicações e variações com fluxo de turistas nas cidades antes que a rede 4G seja comercialmente lançada nas seis cidades-sede da Copa das Confederações. É provável que tais cidades tenham sua rede 4G funcional antes de abril do ano que vem.

A nova rede LTE já está operando em frequências de 2,5 GHz, autorizadas pela Anatel em caráter experimental. A Claro está apenas esperando a formalização do pagamento do uso do espectro dos lotes do leilão de 4G para utilizar suas licenças.

Em Campos do Jordão, Búzios e Paraty já se pode observar a instalação de quiosques da Claro para que os clientes possam testar a rede 4G em modems, smartphones e tablets. A Ericsson montará a infraestrutura de rede LTE nas três cidades, ficando como responsável pela implementação das redes 4G também nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O Razr HD, novo smartphone da Motorola com data de lançamento prevista para setembro, é um dos cinco dispositivos confirmados no portfólio de lançamento comercial do 4G da Claro. O modem LTE da Huawei também já foi definido. Provavelmente, o modem LTE da ZTE também estará no portfólio.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.