Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Claro anuncia as três primeiras cidades com rede LTE 4G do Brasil

Por| 22 de Agosto de 2012 às 15h10

Link copiado!

Claro anuncia as três primeiras cidades com rede LTE 4G do Brasil
Claro anuncia as três primeiras cidades com rede LTE 4G do Brasil

Uma boa notícia para quem estava esperando ansiosamente pelo lançamento da tecnologia 4G no Brasil! A Claro, que também foi a pioneira no lançamento da operação 3G, anuncia os primeiros testes de sua rede 4G no Brasil. Paulo Bernardo, ministro das Telecomunicações, estava presente no evento Qualcomm 2012, onde foi dada a notícia.

As primeiras redes LTE 4G da Claro começarão a funcionar em Campos do Jordão (SP), Búzios e Paraty (RJ), cidades escolhidas para que a operadora realize uma espécie de teste. Segundo o presidente da Claro, Carlos Zenteno, a empresa deseja testar exaustivamente a rede, aplicações e variações com fluxo de turistas nas cidades antes que a rede 4G seja comercialmente lançada nas seis cidades-sede da Copa das Confederações. É provável que tais cidades tenham sua rede 4G funcional antes de abril do ano que vem.

A nova rede LTE já está operando em frequências de 2,5 GHz, autorizadas pela Anatel em caráter experimental. A Claro está apenas esperando a formalização do pagamento do uso do espectro dos lotes do leilão de 4G para utilizar suas licenças.

Em Campos do Jordão, Búzios e Paraty já se pode observar a instalação de quiosques da Claro para que os clientes possam testar a rede 4G em modems, smartphones e tablets. A Ericsson montará a infraestrutura de rede LTE nas três cidades, ficando como responsável pela implementação das redes 4G também nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade

O Razr HD, novo smartphone da Motorola com data de lançamento prevista para setembro, é um dos cinco dispositivos confirmados no portfólio de lançamento comercial do 4G da Claro. O modem LTE da Huawei também já foi definido. Provavelmente, o modem LTE da ZTE também estará no portfólio.