Samsung prepara seu primeiro tablet com tela dobrável, indica patente
Por Diego Sousa • Editado por Wallace Moté |
A Samsung é atualmente a principal fabricante de smartphones dobráveis, mas, quando o assunto são tablets flexíveis, outras marcas vêm à mente, como Lenovo, Dell e TCL. No entanto, parece que essa percepção deve mudar em breve, de acordo com um conceito de tablet com tela dobrável registrado pela sul-coreana recentemente na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO, da sigla em inglês).
- Novo Galaxy S20 FE com Snapdragon 865+ é homologado pela Anatel
- Samsung e Oppo devem fisgar fatia da LG no mercado mobile, prevê estudo
Segundo as renderizações, criadas pelo pessoal do site LetsGoDigital com base nos desenhos contidos na documentação, o dispositivo apresenta uma tela aparentemente grande para um tablet quando desdobrada, aparência bastante semelhante a do ThinkPad X1 Fold da Lenovo. As configurações do display não foram detalhadas, mas pode-se esperar tecnologia OLED e alta taxa de atualização.
Na altura da dobradiça, é possível observar uma protuberância que vai diminuindo do meio para as extremidades. O conceito é o mesmo presente no recém-lançado Huawei Mate X2, celular dobrável da marca chinesa, e deve ser usado para agrupar a porta USB-C, os alto-falantes e o botão de energia. Como as bordas mais afastadas do sistema de dobradiças são bastante finas, não há nenhum sensor fotográfico ou flash na parte traseira do aparelho.
Em vez disso, a opção foi incluir uma única câmera sob o display do tablet, mais próxima do sistema de dobras, o que deve servir apenas para realizar videochamadas.
Infelizmente, a documentação não detalha possíveis especificações técnicas do aparelho, dado que não há nenhuma garantia de quando — ou se — ele chegará ao mercado. De qualquer maneira, é bastante provável que ele faça parte da linha Galaxy Tab mais potente da Samsung.
No entanto, de acordo com o que já foi apresentado no segmento dobrável atualmente, é possível que o tablet consiga utilizar uma das partes como um teclado virtual, enquanto a outra exibiria todo conteúdo, como se fosse um netbook, pode-se dizer. Caso o usuário queira, também seria possível usá-lo como um monitor e conectá-lo a outros periféricos.
Neste ano, a Samsung deve apresentar dois novos integrantes da sua família de dispositivos dobráveis: a terceira geração do Galaxy Fold, aparelho híbrido entre celular e tablet; e o Galaxy Z Flip 2, smartphone flexível em formato de concha.
Fonte: LetsGoDigital