Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung Galaxy Tab S8 FE vaza em teste com chip MediaTek

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Setembro de 2022 às 14h04

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Galaxy Tab S8 FE

Ainda não anunciado pela Samsung, o Galaxy Tab S8 FE acaba de ser encontrado no banco de dados do Geekbench 5. As informações, encontradas pelo portal Galaxy Club, indicam que a próxima geração do tablet intermediário premium focado em custo-benefício deve abandonar a Qualcomm em favor da MediaTek, e dar preferência a um preço ainda mais acessível, considerando a ficha técnica apresentada pelos resultados.

Com número de modelo SM-X506B, o tablet apareceu rodando chipset que atende pelo código MT8791V/TZA — trata-se do MediaTek Kompanio 900T, plataforma desenvolvida especificamente para a categoria que embarca 8 núcleos, sendo 2 Cortex-A78 de alto desempenho rodando a até 2,6 GHz e 6 Cortex-A55 de alta eficiência operando a até 2,0 GHz. O processamento gráfico ficaria a cargo da GPU Mali-G68 MC4, componente razoavelmente avançado de 4 núcleos.

Continua após a publicidade

O componente conseguiu atingir os 773 pontos em single-core e 2.318 pontos em multicore, o que em comparativo com um dos melhores resultados do modelo mais básico do Galaxy Tab S7 FE (SM-T736B), equipado com um Snapdragon 750G, mostra melhorias substanciais. A geração passada do tablet marca 528 pontos com um núcleo e 1.821 pontos com todos os núcleos, representando ganhos de 32% e 22% para o Tab S8 FE, respectivamente.

A vantagem desaparece quando colocamos na conta o Galaxy Tab S7 FE de modelo SM-T733, que embarca o mais poderoso Snapdragon 778G e atinge 772 pontos em single-core e 2.634 pontos em multi-core, indicando que ambas as plataformas têm desempenho quase idêntico. Nesse cenário, o Kompanio 900T tem duas desvantagens: estar acompanhado de apenas 4 GB de RAM, e não ter o mesmo nível de otimização e atenção dos desenvolvedores que os chips da Qualcomm.

No mais, o Galaxy Tab S8 FE sairia de fábrica com Android 13 e, com base na estratégia da Samsung em seus últimos lançamentos, poderia receber múltiplas atualizações de sistema e segurança. Além disso, segundo o Galaxy Club, esta seria a versão 5G do novo tablet, que receberia ainda um modelo munido somente Wi-Fi com número de modelo SM-X500. Não se sabe se o chipset seria o mesmo ou, assim como o S7 FE, veríamos um processador diferente entre as variantes.

Continua após a publicidade

Outras especificações, como tela, design, armazenamento e data de lançamento seguem desconhecidos, mas considerando a aparição do dispositivo em benchmarks, é provável que o anúncio aconteça em breve.

Fonte: GSMArena, Galaxy Club