MediaTek anuncia chip Kompanio 900T para tablets e notebooks com 5G

MediaTek anuncia chip Kompanio 900T para tablets e notebooks com 5G

Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 09 de Setembro de 2021 às 11h50
MediaTek

A MediaTek acaba de apresentar ao mercado global sua mais nova aposta de processador para tablets, notebooks e dispositivos sempre conectados: o chipset Kompanio 900T.

Projetado em litografia de 6 nanômetros e com processador de oito núcleos em arquitetura ARM (dois núcleos Cortex-A78 e seis núcleos Cortex-A55), o chipset da empresa é equipado com GPU Mali-G68 e processador de inteligência artificial MediaTek APU.

A nova plataforma permite que dispositivos sejam equipados com memória LPDDR5, armazenamento UFS 3.1 de alta velocidade e tela com resolução de até 2K (QHD), além de permitir displays com taxa de atualização máxima de 120 Hz.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

(Imagem: Reprodução/MediaTek)

O chip conta com modem 5G integrado, oferecendo suporte para bandas SA e NSA e cobertura completa da rede sub-6 GHz do 5G, além de garantir chamadas de voz via VoNR (Voice over New Radio).

A MediaTek ainda oferece tecnologia de otimização de consumo de energia para reduzir o uso da bateria durante a utilização do 5G em dispositivos compatíveis.

A nova plataforma também conta com melhorias de conteúdo em vídeo SDR, permitindo otimizar a qualidade para aproximar da qualidade HDR graças ao suporte aos padrões HDR10 e HDR10+.

(Imagem: Reprodução/MediaTek)

Em nota à imprensa, Zeng Baoqing, gerente geral da Divisão de Multimídia Inteligente da MediaTek, afirma que ‎"o Kompanio 900T oferece um poder de computação robusto, excelentes recursos multimídia, funções de jogo e suporte para tecnologias mais recentes de 5G para que os usuários possam tirar o máximo de seus dispositivos."‎

Segundo a MediaTek, a série de processador Kompanio tem sido adotada por várias empresas ao redor do mundo, incluindo Chromebooks com Chrome OS.

A empresa não divulgou qual será o primeiro dispositivo com o novo chip Kompanio 900T, mas novidades devem surgir em breve.

Fonte: MediaTek

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.