Publicidade

Qual iPad vai parar de atualizar em 2024?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Dezembro de 2023 às 15h00

Link copiado!

Francois Hoang/Unsplash
Francois Hoang/Unsplash
Tudo sobre Apple

A Apple lança uma grande atualização anual para o iPadOS, o sistema operacional do iPad. O update traz mudanças visuais, novos recursos e melhorias aos apps nativos, mas também representa o fim do suporte da empresa para alguns modelos mais antigos do tablet. 

Normalmente, um iPad antigo para de atualizar quando a Apple considera que o hardware não consegue mais comportar a performance do software e encerra as correções de segurança, tornando-o mais vulnerável a ameaças. Vale lembrar que o ciclo também considera a chegada dos novos produtos da empresa, mas nenhum modelo de iPad foi lançado em 2023 — é a primeira vez na história que a Maçã passa um ano sem trazer um novo tablet ao mercado desde o próprio lançamento.

Continua após a publicidade

Quais iPads não vão ser atualizados em 2024?

A Apple só libera a lista oficial de iPads que atualizam para o iPadOS 18 (possível nome da nova atualização do software) após o anúncio oficial do sistema. Porém, é possível ter uma estimativa dos aparelhos desatualizados com base nas mesmas estratégias usadas pela empresa nos anos anteriores, com um ciclo de atualizações que varia entre cinco a seis anos por modelo. 

Diante disso, o Canaltech preparou uma possível lista de iPads que não devem atualizar para o iOS 18 em 2024 inclui:

  • iPad Pro de 12,5 polegadas (2ª geração)
  • iPad Pro de 10,5 polegadas (2ª geração)
  • iPad de 6ª geração.
Continua após a publicidade

Assim, os iPads compatíveis com o novo iPadOS seriam:

  • iPad (7ª geração em diante)
  • iPad Mini (6ª geração em diante)
  • iPad Air (5ª geração em diante)
  • iPad Pro de 12,5 polegadas (4ª geração em diante)
  • iPad Pro de 11 polegadas (3ª geração em diante)
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (3ª geração em diante).

Vale lembrar que essa é uma lista especulativa, com base nas movimentações da Apple nos últimos anos. Por exemplo, penas três modelos perderam o suporte no salto do iPadOS 16 para o 17 em 2023, então a empresa pode repetir a estratégia para o ano que vem, especialmente ao considerar a ausência de lançamentos neste ano.

O que pode mudar no novo iPadOS?

Continua após a publicidade

A Apple ainda não divulgou nenhuma informação oficial sobre o novo sistema operacional do iPad. O iPadOS é oficialmente revelado durante a WWDC, realizada em junho, e o lançamento da versão estável ocorre entre setembro e outubro.

As possíveis novidades do update ainda não passam de especulações, mas vale a pena ficar de olho em recursos com IA generativa. Rumores apontam que a Maçã prioriza o desenvolvimento do novo iOS, o sistema operacional do iPhone, e foca na IA para trazer melhorias à Siri e outros aplicativos nativos. Portanto, uma nova versão da assistente virtual também poderia aparecer nos tablets.

Com relação aos novos modelos de iPad, existe a possibilidade da empresa adotar a tela OLED para o modelo Pro e até lançar um modelo dobrável do tablet, enquanto outro rumor menciona a chance de um iPad Air com o chip M2. A nova linha de produtos deve ser revelada em março de 2024.