Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPad Pro M4 é desmontado e mostra maior facilidade de reparo

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Maio de 2024 às 10h10

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
iPad Pro (2024) 13"

Além de trazer novidades como o inédito chip M4 e a tela Tandem OLED, o iPad Pro (2024) também ganhou melhorias em sua reparabilidade. Um desmonte feito pelo canal iFixit mostra que o dispositivo pode ter sua bateria trocada com mais facilidade, mesmo que o processo ainda não seja exatamente simples. 

Neste novo modelo, a reposição do componente não exige mais a retirada de "todas as peças importantes", assim como acontecia em gerações anteriores. Na prática, isso significa que os processos de reparo poderão ocorrer de forma mais rápida.

Continua após a publicidade

No entanto, para chegar até a bateria, é preciso retirar a tela do tablet, etapa que não é muito fácil de ser realizada. Afinal, ela exige o uso de uma fonte de calor para amolecer o material aderente, bem como a retirada dos conectores do painel frontal, fixados por parafusos — é preciso atenção para não danificar os cabos.

Além disso, a própria bateria ainda exige um pouco mais de trabalho. Apesar de usar as pull tabs, adesivos feitos para facilitar a retirada das células de energia, cada um dos dois módulos tem quatro pull tabs nas laterais, junto a outros dois adesivos usados para retirar as placas de gerenciamento de energia do iPad Pro.

O teste do iFixit foi feito com a variante com tela mais ampla de 13 polegadas, cuja bateria teve uma pequena redução em relação ao modelo anterior — são 38,99 Wh, contra 40,33 Wh do modelo anterior, lançado em 2022.

Mesmo assim, a Apple promete que o tablet ainda poderá entregar a mesma duração de carga de 10 horas, graças a melhorias de eficiência do chip M4, e a um sistema de dissipação de calor mais efetivo.

O desmonte completo pode ser conferido a seguir:

A confiabilidade do iPad Pro tem sido um tema recorrente nos últimos dias, já que notícias apontaram a possibilidade de efeitos indesejados em conteúdos com HDR reproduzidos na tela OLED do produto.

Continua após a publicidade

Fora isso, alguns usuários quejá receberam o tablet premium relataram encontrar um efeito de granulação no painel, o que pode não ser necessariamente um problema de fabricação específica do produto da Apple.